Há anos o franchising vem se mostrando uma ótima opção para quem deseja obter seu próprio negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o primeiro semestre deste ano, o faturamento do setor atingiu o número de 41,464 bilhões de reais, um aumento de 7% em comparação com o ano anterior.
Considerado destaque entre os segmentos, o setor de alimentação segue mantendo a liderança em número de franqueadores e operações. De acordo com a entidade, esse constante crescimento se dá ao fato de que muitas redes passaram a investir em inovação, como por exemplo, as novas plataformas de delivery e pela abrangência de operações, que facilitam a logística de acesso ao consumidor.
A ABF em parceria com a ECD Food Service divulgou recentemente a 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, que mostra que, 78% das redes pesquisadas pretendem investir em tecnologias de serviços delivery em 2019 ante 66% no ano passado.
Para Rafael Matos, sócio do N1 Chicken, o segmento de delivery vem ganhando mais espaço pois permite que o brasileiro empreenda com um valor mais justo. “O delivery exige um espaço menor e o franqueado não precisa necessariamente ter um ponto estratégico – que normalmente acaba elevando o custo. Esse tipo de negócio traz maior praticidade para o empresário, e consequentemente, uma melhoria na gestão”, comenta.
Formado em marketing, o ex-gerente comercial, Alexandre de Santi resolveu investir em uma unidade do N1 Chicken após ser desligado de seu último emprego em uma indústria farmacêutica. “Fui desligado em junho do ano passado e isso me despertou um desejo antigo de empreender. Após realizar várias pesquisas, me deparei com a proposta da rede e percebi que era o que eu sempre procurei”, comenta.
A unidade foi inaugurada em maio deste ano e já possui um faturamento mensal de R$ 60 mil. “O mercado de gastronomia e delivery está em franca expansão, podemos perceber que é menos atingido na crise financeira que passamos nacionalmente. Além disso, o custo benefício é mais baixo em comparação as redes que possuem atendimento local”, afirma Alexandre.
Um levantamento feito pelo Sebrae reforça a preferência dos consumidores por locais que ofereçam entrega em domicílio. Metade dos restaurantes e lanchonetes atendidos pela instituição em todo o país oferecem o serviço, sem terceirização, para dar mais comodidade ao cliente. Ainda segundo a pesquisa, 12% deles não possuem loja física, trabalhando exclusivamente por meio de entregas, sem portas abertas para a rua.
Fundada em 2017, o N1 Chicken se apoia três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade. Como o próprio nome diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante e foi criada com foco no delivery. “Todo nosso negócio foi estruturado para excelência do delivery, tornando o processo bastante lucrativo”, afirma Matos.
Com menos de um ano executando o projeto de expansão, a rede fechou o ano de 2018 com 24 unidades e hoje já conta com 46 unidades comercializadas pelo país. “O ano passado foi de muito desenvolvimento para a empresa, nossa meta de crescimento era 20 unidades espalhadas pelo país em 2018, e logo conseguimos superá-la”, comenta o sócio. Para 2019, as expectativas são altas “Nossa meta é alcançar 100 unidades comercializadas”, finaliza.