O setor de franquias é, sem dúvidas, um dos setores mais sólidos em relação a desenvolvimento e faturamento no País, sendo o menos afetado, no geral, pela instabilidade econômica e política. Prova disso é que, cresceu 5,9% no segundo trimestre de 2019, passando de uma receita de R$ 40,7 bilhões no período EM 2018 para R$ 43,1 bilhões este ano, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Se considerado o primeiro semestre de 2019, a alta foi de 6,4%, em comparação com o mesmo período anterior.
Em consonância com esse movimento, a rede de franquias de pelúcias personalizáveis, Criamigos, única na América Latina a oferecer aos clientes a possibilidade de criar seus bichos 100% únicos (de modelo a acessórios), cresceu quase 200% entre abril e junho de 2019, saindo de um faturamento de quase R$ 600 mil no período em 2018 para R$ 2,3 milhões no 2º trimestre de 2019.
“Creditamos esse resultado ao maior número de oficinas em operação, além da maturação do negócio e conhecimento da marca, graças ao investimento em comunicação, incluindo assessoria de imprensa e marketing estratégico”, diz a sócia-fundadora da Criamigos, Veronicah Sella.
A rede, que iniciou suas operações em 2019 com seis lojas, acaba de inaugurar sua 11ª loja em Goiânia, e está com outras em fase de implantação nas cidades de Barueri (SP), Belo Horizonte (MG), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PB), Salvador (BA), São Paulo (SP).
Espalhando amor
As sócias fundadoras da rede não querem parar por aí! Acreditando no potencial do entretenimento lúdico e no formato proposto para atender as mais de 30 milhões de crianças brasileiras, com idades entre 3 e 9 anos, Natiele Krassmann e Veronicah Sella procuram novos franqueados por todo o Brasil, com o objetivo de chegar a marca de 80 oficinas em operação até 2021.
Entre as regiões mapeadas para expansão ainda em 2019, estão no radar da Criamigos as cidades de Campinas (SP), Campos do Jordão (SP), Cuiabá (MT) Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Ribeirão Preto (SP) oferecendo modelos de loja de rua ou shopping.
“Temos a proposta de resgatar o brincar e o cuidado com o outro por meio de bichos de pelúcia personalizáveis, em um formato inédito de negócio. Por isso, acreditamos no grande potencial de crescimento e no diferencial do nosso negócio, que é proporcionar emoção”, pontua Veronicah.
Para quem se interessa no negócio, é preciso comprovar um capital de R$300 mil para o aporte inicial e passar por uma análise de perfil, o DISC, ferramenta, utilizada pelas grandes marcas para selecionar franqueados – não é necessário conhecimento prévio em varejo. “O importante é que a pessoa goste de crianças, entenda a proposta da marca e queira trabalhar o lúdico e a magia que passamos em cada venda e nascimento de um novo criamigos”, pontua a Natiele.
Aos aprovados, a Criamigos oferece treinamento intensivo no universo da marca com uma imersão de cinco dias do franqueado na sede, em Gramado, além da montagem conjunta da loja e suporte para escolha e treinamento do primeiro elenco, sendo auxiliado também em reports mensais trimestrais nas lojas.