Expandir o negócio é o desejo de muitos franqueados. Para auxiliar nessa operação, as franqueadoras têm opções mais flexíveis que direcionam o franqueado na expansão do negócio, principalmente no que se refere à locação do espaço, maior vilão quando o assunto envolve abrir um novo ponto comercial.
O que as franqueadoras costumam adotar em casos como esse é possibilitar uma opção de negócio que solucione esse custo em relação ao aluguel do espaço, e ao mesmo tempo, permitir que o franqueado amplie a oferta dos serviços. A solução oferecida por algumas redes são as conhecidas store in store, loja dentro de loja. Por ser dentro de uma loja em operação, diminui os custos de locação e tudo que envolve a operação da rede, além de expandir o leque de serviços destinados aos clientes, unificando tudo no mesmo lugar.
As redes de franquias Quality Lavanderia e Prima Clean Lavanderias Express possibilitam essa expansão comercial aos franqueados com a chance de agregar os serviços da rede Linha e Bainha Costuras, franquia especializada em serviços de conserto e personalização de roupas. Nesse caso, o franqueado une o serviço de limpeza ao de conserto e de personalização de roupas. “Imagine você indo a uma lavanderia e descobrir que é possível recuperar uma calça antiga, fazer um simples concerto ou até estilizar uma roupa. O cliente valoriza esse agrupamento de serviços no mesmo ambiente”, explica Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte, detentor das franquias Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras.
“Sentimos a necessidade de ampliar para uma rede de costuras diante dos inúmeros casos de clientes que comentavam sobre uma peça danificada ou até mesmo pelo desejo de fazer a barra de calça, um serviço mais simples, mas que muitos tinham dificuldade de encontrar um local para realizar. Desde então, tem sido muito positiva essa expansão, que foi bem aceita pelos clientes”, comenta Karina C. Pacífico da Rocha, franqueada da Quality Lavanderia e Linha e Bainha em Boa Viagem, Recife. Desde a expansão, os serviços de costuras possibilitam um impacto de 20% na receita das lojas.
A expectativa do Grupo Acerte para 2019 é crescer até 20% no total de lojas do Grupo. “Dentre os novos negócios que o Grupo apresentará ao mercado, sabemos que a operação store in store veio para ficar, sendo uma chance dos franqueados ampliarem a receita sem lidar com todos os indicadores de um novo investimento”, conclui Claudia.