Entre, apanhe os produtos desejados nas prateleiras e deixe a loja, sem precisar pagar em caixas ou mesmo falar com alguém. Simples assim. Não se trata de uma compra do futuro, mas de um procedimento já em testes no exterior por varejistas como Amazon e Walmart.
O modelo é uma resposta do trade à demanda do consumidor por experiências de compra frictionless (sem atrito). “A ideia é suprimir tudo o que possa complicar a jornada do cliente”, explica Michael Davis, vice-presidente de Serviços da NACS (Associação das Lojas de Conveniência e Postos de Combustíveis dos Estados Unidos). Considerado um dos maiores especialistas do mundo em varejo de conveniência, o executivo americano estará no Brasil em agosto para falar dessa e de outras tendências.
Davis é uma das atrações do 14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que acontece paralelamente à ExpoPostos & Conveniência – maior evento da América Latina sobre distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service. A edição de 2019 acontece entre 13 e 15 de agosto no São Paulo Expo.
Em sua apresentação no Fórum, programada para a manhã do dia 13, Davis explicará a importância de o varejo garantir processos simples, rápidos e eficientes ao público. “Filas, dificuldades nos pagamentos e interações com os funcionários podem aborrecer os consumidores, principalmente os mais jovens. Já existem tecnologias para remover qualquer obstáculo do caminho”, comenta o perito. “São recursos capazes de influenciar a preferência dos clientes e que, por motivos óbvios, fazem todo sentido para as lojas de conveniência”.
Exemplo de aposta em frictionless consumer experience é a Amazon Go. Lançada pela Amazon em janeiro de 2018, a bandeira já conta com 11 unidades nos Estados Unidos, em cidades como Nova York, Chicago, São Francisco e Seattle. Para comprar nas lojas, basta abrir um aplicativo no smartphone. Os itens coletados nas gôndolas são automaticamente adicionados a um carrinho de compras virtual. O consumidor, então, pode simplesmente ir embora. A cobrança é feita em sua conta da Amazon.
O Walmart enveredou recentemente por trilha similar: em certas lojas, compras podem ser feitas sem atrito por meio da tecnologia Walmart Pay, igualmente baseada em um aplicativo de smartphone. De acordo com o gigante varejista, 88% dos clientes que experimentaram a ferramenta tornaram-se usuários assíduos.
Ante o natural frisson causado por projetos do gênero, Davis considera importante o lembrete de que a tecnologia é um meio, jamais um fim. “Não adianta as empresas pensarem somente em aparelhamento. Um aplicativo não terá valor percebido numa loja mal organizada, suja, cara ou com falta de mercadorias. Tudo influi para o sucesso da iniciativa”, adverte o especialista.
Sobre Michael Davis: Um dos maiores experts em varejo, o americano Michael Davis possui em seu currículo 14 anos de experiências na gestão de minimercados, lojas de desconto e no comércio de produtos especializados. O profissional ainda acumula mais de 16 anos de atuação como consultor em empresas de renome como Clear Thinking Group, KPMG e Deloitte. Nos últimos anos, ocupa o cargo de vice-presidente de Serviços da NACS (National Association of Convenience Stores & Fuel Retailing), entidade de classe do varejo de combustíveis e lojas de conveniência nos Estados Unidos.
Sobre o Fórum: Em sua 14ª edição, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service será realizado em conjunto com a ExpoPostos & Conveniência 2019 – maior evento da América Latina sobre distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service.
Além da palestra de Michael Davis, o Fórum terá uma agenda intensa de debates, atualizando empresários e profissionais da área quanto às tendências, desafios e perspectivas do mercado.
Estão programados painéis com a participação de representantes das mais importantes entidades do setor – entre elas a Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) e a ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência), realizadoras da ExpoPostos & Conveniência 2019.
O Fórum terá ainda palestrantes de empresas como IBM, Amazon e Waze, além de uma apresentação sobre o cenário político e econômico no Brasil, pelo crivo do jornalista Alexandre Garcia. A curadoria do Fórum é da Valsa Consultoria. A organização do Fórum e da ExpoPostos & Conveniência 2019 é da GL events Exhibitions.
- 14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service
- Data: de 13 a 15 de agosto
- Horário: das 8h30 às 13h30
- Local: São Paulo Expo
- Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo
- Palestra Michael Davis: dia 13, às 10h.