Com seis anos de atuação no Brasil, a Tea Shop ergue a mug – ou caneca de chá – para brindar o crescimento de 24% por ano no consumo da bebida no país ante uma média mundial de 9%, segundo a consultoria Euromonitor Internacional. Hoje com 30 operações, a maior rede de chás gourmet do Brasil leva para a ABF Franchising Expo 2019, de 26 a 29 de junho, em São Paulo, uma receita tão simples e bem sucedida quanto a infusão milenar que se tornou a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água: folhas frescas e aromáticas, vendidas a granel em lojas e quiosques com ambiente inspirador.
A expansão da rede em número de lojas no ano passado alcançou 47%, um ritmo superior ao crescimento nominal do setor de franquias em 2018, que foi de 7%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Apesar disso, o Brasil ainda é o 75º do mundo no ranking dos países consumidores, o que mostra o potencial de crescimento da bebida em terras tupiniquins.
Popularizada pelos chineses, que exploraram as propriedades estimulantes e antioxidantes da infusão à base da planta Camellia sinensis, e transformada em hábito cultural pelos ingleses, a bebida caiu no gosto de um consumidor que valoriza qualidade de vida e bem-estar. O avanço do chá ocorre na onda da busca por bebidas saudáveis e não industrializadas. Em fevereiro deste ano, a mesma Euromonitor apresentou dados mostrando que o consumo de refrigerantes no Brasil sofreu uma queda de 2,6% em relação ao ano anterior.
“A expansão da Tea Shop é a melhor prova de que as nossas mesclas foram aprovadas no controle de qualidade mais exigente que existe: o crivo do consumidor”, afirma o diretor geral da marca no Brasil, Michel Bitencourt. Com matriz em Barcelona, a Tea Shop chegou ao Brasil em maio de 2013, em Porto Alegre, pelas mãos do próprio Bitencourt, que também é tea sommelier.
Propriedades
O chá pode ser tomado quente ou frio, contém propriedades que trazem benefícios à saúde e é uma opção de bebida saudável para as crianças levarem para a escola na lancheira. Além do reconhecido poder antioxidante dos flavonoides, verdadeiros varredores dos radicais livres no organismo, é rico em teína, substância estimulante cujo efeito é semelhante ao da cafeína. A diferença é que, em razão do ritmo mais lento de absorção, a ação do chá é mais duradoura.