A Odontoclinic, primeira rede nacional de franquias de clínicas odontológicas, investirá em 2019 cerca de R$ 10 milhões na expansão de suas clínicas digitais – espaços em que todos os processos são digitalizados.
Deste montante, R$ 7 milhões serão investidos na área de tecnologia, que engloba software e laboratório de ortodontia. Os outros R$ 3 milhões serão destinados à estrutura física das lojas.
Estes espaços são dedicados principalmente à ortodontia – onde pacientes fazem todos os exames e acompanhamento da evolução do tratamento com o alinhador transparente – e a tratamentos estéticos como o clareamento dental. As clínicas são consideradas digitais, pois seus processos não envolvem papel nem gesso, por exemplo. Todas as etapas do tratamento com o alinhador transparente são digitalizadas.
Atualmente, já há duas unidades da Odontoclinic Digital em operação na cidade de São Paulo, sendo uma no bairro Vila Olímpia e a outra no Itaim Bibi. Até o final do ano, serão inauguradas mais quatro unidades na capital paulista.
Clínicas digitais
O tratamento com o Everest – o alinhador transparente próprio da Odontoclinic – é muito simples. Primeiro, a equipe de ortodontistas faz o escaneamento digital da boca do paciente. Depois, os profissionais avaliam cada caso por meio de um software 3D de última geração e planejam o tratamento. Os aparelhos, então, são produzidos em laboratório próprio da Odontoclinic, a partir da impressão 3D do molde da boca.
Após o paciente receber seu alinhador e começar a usá-lo diariamente, o dentista acompanha o progresso a cada consulta por meio de simulação 3D e a troca de alinhador a cada evolução.