O setor educacional é uma das áreas mais importantes da sociedade e movimenta, anualmente, cerca de R$ 134 bi. Embora tenha sido impactado pela crise, continua oferecendo boas oportunidades de investimento e, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 16% das maiores franquias do Brasil são franquias de educação. Ainda segundo os dados da associação, as redes de franquias desse segmento faturaram R$ 11,400 bilhões em 2018. Já no primeiro trimestre de 2019, a receita foi de R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 8,1% em relação a igual período do ano passado. Já o número de unidades saltou para 10,4% do total de 153.704.
“A educação é um segmento que sempre cresce, pois cada vez mais é preciso ser qualificado para atender às necessidades do mercado de trabalho. É um segmento que o cliente, ou seja, o pai, preocupado com o futuro do filho, não abre mão de investir. Uma educação de qualidade é garantia de mantê-lo fiel a rede”, comenta Sylvia de Moraes Barros, CEO da The Kids Club. Dentro deste mercado, há diversas opções de negócios para atuar em diferentes nichos, que atendem públicos variados. As opções vão desde escolas especializadas em educação infantil, idiomas e cursos profissionalizantes.