O mercado de beleza no Brasil apresenta crescimento há mais de cinco anos consecutivos e a previsão é de seguir crescendo cada vez mais. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do setor de franquias nos últimos anos saltou de R$163,319 bilhões para R$174,843 bilhões. A preocupação da sociedade com a saúde e o bem-estar tem levado os segmentos de saúde, beleza e bem-estar a ter resultados mais crescentes, totalizando 5,4% a mais que no ano anterior.
Quando um empreendedor busca um novo negócio, um dos quesitos analisados é o mercado no qual seu novo negócio está inserido. Com isso, a oportunidade de rentabilidade que o setor apresenta traz segurança para o investidor apostar em uma loja de serviços de beleza, como o Spa das Sobrancelhas. A estratégia de expansão da rede é voltada tanto para homens quanto para mulheres.
Cada vez mais interessados em cuidar da aparência, o público masculino compõe cerca de 10% dos clientes, e se tornam mais fieis por confiarem no atendimento logo após a primeira experiência. Essa atração dos homens por assuntos de beleza está fazendo com que eles vão mais além. Há uma nova tendência no mercado em que os homens estão investindo em produtos e serviços que promovam o bem-estar e a autoestima. Uma prova disso é a rede de franquias do Spa das Sobrancelhas, na qual, cerca de 50% de nossas lojas são geridas por casais e cerca de 15% geridas exclusivamente por homens.
“O homem que busca abrir um negócio no setor de beleza procura se inteirar dos resultados do investimento. O fator decisivo para o investimento dos homens nesse setor é que ele não costuma sofrer muito com os períodos de crise, por mais que os consumidores substituam produtos mais caros por mais baratos, eles não deixam de ir ao local de confiança para realizar os serviços ligados à beleza”, explica Jane Muniz, fundadora do Spa das Sobrancelhas.
Os homens, principalmente os mais jovens, têm se tornado vaidosos e interessados cada vez mais em cuidar da aparência. Por causa disso, a indústria tem apostado mais em produtos e serviços de beleza para esse público. Não é à toa que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial do universo de homens que buscam itens para fins estéticos, atrás somente dos Estados Unidos.
Jane Muniz ressalta que não observa reação negativa do público feminino quanto a negócios comandados por homens: “em um primeiro momento, o investidor fica preocupado com o preconceito que pode ocorrer, mas o mercado não retorna dessa forma. O sucesso do empreendimento vem na confiança que os clientes têm com a marca, a proposta de exclusividade nos serviços. Cabe aos franqueados não medirem esforços para a busca do crescimento do negócio.”
As clientes estão preocupadas com a qualidade do serviço oferecido, por isso o Spa indica aos franqueados o investimento em cursos de capacitação e treinamento para seus funcionários, para levar melhores produtos e serviços às suas clientes.
O perfil do empreendedor é de jovens entre 30 e 40 anos, que têm a cabeça mais aberta para se manterem atualizados com as tendências e novidades do setor. Ter experiência em gestão e uma pegada comercial é um diferencial para o empreendedor de sucesso.