Referência no mercado de odontologia, a ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, rede de franquias de clínicas odontológicas com 21 anos de experiência no segmento, planeja chegar a 65 unidades em operação no Brasil até o final de 2019. Isso significa, que a marca vai abrir pelo menos 30 novas clínicas no ano, com investimento total de, aproximadamente, R$ 8,4 milhões.
Entre as regiões de interesse para expansão da rede de clínicas odontológicas ganha destaque o sul do Brasil. A marca é natural do estado do Paraná e, de acordo com Dr. Faisal Ismail, sócio-fundador e presidente da rede de franquias, há prioridade de expansão tanto na capital, Curitiba, quanto por cidades como Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, entre outras com mais de 35 mil habitantes. A expectativa, de acordo com o executivo é de abrir pelo menos 08 clínicas no estado ainda em 2019 e chegar a 62 unidades até 2025.
Para isso, a franqueadora segue em busca de parceiros interessados em abrir clínicas da marca e apresenta uma novidade aos possíveis candidatos a franqueados. A rede inova nos padrões do setor de franquias e inicia operações sob um novo posicionamento de mercado, com modelo disruptivo em franquias de odontologia. Trata-se do ORTOPLAN For You, que permite ao franqueado aprovado pela marca customizar sua franquia. O novo modelo vale tanto para novas franquias da marca como, também, para conversão de bandeira. Ou seja, clínicas particulares já em operação que desejam se unir à marca ORTOPLAN a fim de ter seu DNA agregado à força de uma franqueadora com notoriedade de mercado e que contabiliza 94% da rede satisfeita com o retorno do investimento obtido, de acordo com pesquisas.
Conceito ORTOPLAN For You
De acordo com o Dr. Faisal Ismail, sócio-fundador e presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, as mudanças promovidas foram estrategicamente estudadas e visam atender uma necessidade de mercado verificada pela franqueadora nos últimos dois anos. “Depois de pesquisas, análise de mercado e avaliação do DNA dos profissionais da odontologia, criamos um modelo de negócio que vai atender diretamente a vontade do nosso consumidor, que é o franqueado”, explica.
O executivo adianta que os parâmetros para controle de qualidade, segurança e gestão do negócio estão mantidos. No entanto, o profissional de odontologia que tiver perfil para se tornar franqueado ORTOPLAN For You poderá promover algumas mudanças. Foram flexibilizadas escolhas como: tamanho da clínica, cores utilizadas para decoração, tipo de mobiliário, estilo de fachada, entre outros aspectos passíveis de personalização. “Usando o bom senso é possível negociar outras adaptações. Além disso, passamos a utilizar o nome do profissional na fachada da clínica. Essa é uma importante maneira de aproximação com o público a ser atendido, tanto para uma nova franquia quanto para modelo de conversão de bandeira”, analisa Ismail.
Além da possibilidade de customização do espaço físico das unidades, outras importantes alterações estão relacionadas aos valores de investimento, royalties e taxa de propaganda praticados pela ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas. De acordo com Ismail, agora é possível iniciar atividades com clínicas no modelo Smart (menor porte), com investimento de R$ 150 mil. No caso do modelo Plus (maior porte), o investimento é de R$ 280 mil. Para a conversão de bandeira, o investimento a ser feito varia entre R$ 25 mil e R$ 50 mil. “Conseguimos uma redução no custo operacional. Com isso, passamos a poder praticar valores mais atrativos de investimento no negócio”, afirma.
Ainda segundo o executivo, a taxa de franquia é a mais atrativa do mercado, com valor de R$ 10.900,00. Os royalties passam a ser escalonáveis e quanto melhor o desempenho da franquia, menor é o valor a ser pago. A taxa de propaganda, por sua vez, pode ter 50% do valor revertido a ações locais, em benefício do próprio franqueado. Os cálculos são realizados tomando por base o faturamento de cada unidade, por mês.
“Vemos um movimento importante dos dentistas que têm suas clínicas particulares buscando uma marca forte a qual se associar, mas que desejam ser ouvidos em suas particularidades. Entendemos essa realidade do nosso mercado e promovemos ajustes importantes no nosso modelo de negócio para crescer junto com esses profissionais”, finaliza o executivo.