No último ano, o mercado de franchising registrou resultados positivos mesmo estando em um cenário econômico desafiador. O setor cresceu 7% em 2018 movimentando cerca de R$ 170 bilhões.
Para este ano, a Associação Brasileira de Franchising – ABF – estima um crescimento de 8% a 10% em receitas, além da alta de 5% na geração de novos empregos. Outro fato importante informado pela entidade é que a mortalidade das franquias ficou em apenas 1% no último ano, valor que deve se repetir em 2019.
Esses números comprovam que investir em uma franquia pode ser uma excelente forma de driblar o desemprego ou realizar a meta de ter o próprio negócio, conquistando assim independência financeira. Confira agora alguns modelos de negócios para investimento:
Microfranquias – Com investimento inicial de até R$ 90 mil
A SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação.
- Investimento inicial: a partir de 22 mil reais
- Prazo de retorno: 8 meses
Com mais de 50 anos de mercado, a marca é a maior rede de franquias seguradoras do país.
- Investimento inicial: a partir de 25 mil reais
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses
A rede de franquias Mary Help tem como proposta central fornecer mão de obra de diaristas para serviços em residências e empresas, além do serviço de seleção de profissionais e terceirização de mão de obra.
- Investimento inicial: a partir de 40 mil reais
- Prazo de retorno: 12 a 24 meses
A Light Food Way é uma rede de franquia que viabiliza um estilo de vida saudável, possibilitando uma boa alimentação por meio de um cardápio elaborado de maneira consciente e sustentável, priorizando alimentos naturais, sabor e qualidade. Com mais de 30 unidades presentes em 6 estados brasileiros, foi criada em 2013.
- Investimento Inicial: a partir de R$ 59.900,00
- Prazo de retorno: 12 meses
O N1 Chicken é uma marca brasileira, que se apoia em três pilares para conquistar cada vez maior dos clientes: criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.
- Investimento inicial: a partir de 75 mil reais
- Prazo de retorno: 9 a 16 meses
Franquias com investimento de R$ 90 mil a R$270 mil
O Instituto Gourmet é a maior rede de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para os amantes da culinária, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.
- Investimento inicial: a partir de 250 mil reais
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Especializados em delivery, a Dídio Pizza está em expansão em São Paulo. Por ano são vendidas 420 mil pizzas nas 24 unidades da rede que tem investido em mudanças e modernização que neste ano resultou na diminuição do investimento inicial. A rede espera fechar 2018 com 32. A exemplo das grandes franquias americanas, a Dídio Pizza expande de forma espiral garantindo assim uma logística eficiente de entrega de insumos para os franqueados e também de apoio com consultoria de campo constante. O investimento inicial é de R$265 mil e o faturamento médio mensal é de R$67 mil com rentabilidade de 12%. O retorno do investimento é estimado em 28 meses.
- Investimento inicial: a partir de 265 mil reais
- Prazo de retorno: 28 meses