Microfranquia de produtos religiosos e místicos exige apenas R$ 85 mil de investimento

Quem procura por uma micro franquia, mas, não quer prestar os serviços tradicionais desta modalidade de baixo investimento, agora pode optar por ter uma loja da Origem da Fé, no segmento de varejo de artigos religiosos e místicos. Com apenas R$ 85 mil, é possível abrir uma micro franquia da marca, de 40 m2, nas modalidades Mística, Católica, Cristã (Evangélica), Maçônica, Indígena, Hinduísta e Orixás (Religiões Afro-brasileiras). “Adequamos o mix de produtos conforme o público com o qual se quer atuar”, explica Rafael Jorge, franqueador.

A ideia da Origem da Fé é abrir unidades franqueadas por toda a capital paulista. “Há diversos bairros potenciais para nosso tipo de negócio. Além de lojas de rua, temos a opção de quiosques em shopping, com a possibilidade de montar um mix de presentes na linha mística, com itens de decoração, enfeites, bijuterias e muita coisa ligada aos signos, por exemplo. São itens de bom gosto e que vendem muito bem”, destaca Jorge.

O mercado religioso no Brasil

No Brasil, existem inúmeras religiões, num verdadeiro sincretismo: segundo dados do último Censo do IBGE (2010), há mais de 40 grupos religiosos registrados no País. As religiões com maiores números de adeptos são a católica, as evangélicas, espírita, umbanda e candomblé, judaísmo, religiões indígenas, islamismo, budismo e hinduísmo.

Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 97% dos brasileiros diziam acreditar totalmente na existência de Deus e metade dos brasileiros tem um santo de devoção. Outra pesquisa, divulgada durante o XI Congresso de Medicina e Espiritualidade, em 2017, mostrou que 44% dos brasileiros seguem mais de uma religião e 53% acreditam em extraterrestres. (Acesse o link para os dados no final deste texto)*. “Registramos um aumento de 30% nas vendas no último trimestre de 2018, em relação ao trimestre anterior. Em janeiro e fevereiro, as vendas já cresceram 25% em relação ao ano mesmo período do ano anterior e sabemos que o segmento fatura ainda mais depois do carnaval. Portanto, a expectativa é de um ano excelente para nosso negócio”, diz Rafael Jorge, franqueador da Origem da Fé, rede de produtos religiosos e místicos.

Com a maior parte da população brasileira tendo uma forte crença em alguma religião, o varejo de produtos religiosos é um bom negócio. A Origem da Fé é uma rede de lojas de artigos religiosos e místicos, com mais de dez mil itens divididos nas categorias Mística, Católica, Cristã (Evangélica), Maçônica, Indígena, Hinduísta, Indígena e Orixás (Religiões Afro-brasileiras). Cada categoria atende seu público com artigos específicos: são bíblias; velas; roupas, calçados e paramentos; livros; santos e imagens; incensos; pedras e cristais; produtos alimentícios; bebidas; tabacaria; adornos; perfumes; sais de banho; ervas aromáticas; porcelanas e louças; defumadores; bijuterias e muitos outros itens.

A proposta da franquia Origem da Fé

Há 20 anos neste mercado, Rafael Jorge (foto) possui três lojas próprias da Origem da Fé, sendo duas na capital paulista e uma no interior de São Paulo (Boituva), e já atuou em diversos bairros de São Paulo. “Minha família sempre foi do ramo. Por termos muita experiência, ajudávamos conhecidos a montarem suas lojas e até a administrá-las, mas, sem formalidade. Há alguns anos, fizemos uma tentativa de franquia, mas, que não evoluiu porque as lojas próprias, na época, consumiam todo o nosso tempo e esforços. Então, engavetamos o projeto e criamos uma nova estrutura, que agora tem uma formatação muito mais dinâmica e eficiente, que atende ao novo momento econômico brasileiro e às tendências deste mercado, que também mudou bastante nos últimos cinco anos”, explica o franqueador.

Nesta nova formatação, Rafael Jorge já começa a operar com duas unidades franqueadas, uma delas em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e outra em São João da Boa Vista, no interior do estado.

As lojas da Origem da Fé receberam três formatações distintas: com 40 m2 e investimento de R$ 84 mil; com 80 m2 e investimento de R$ 140 mil e com 200 m2 e investimento de R$ 222 mil. Elas podem ser montadas conforme o público que se quer atingir e o local escolhido, em ruas de grande movimento ou até mesmo em shoppings. “É possível, por exemplo, montar uma Origem da Fé com um mix de produtos Místico, em um shopping. Ou uma loja bem focada em Orixás, em uma rua de grande movimento. Tudo dependerá do público escolhido e da localidade”, explica o franqueador.

A Origem da Fé tem interesse em expandir-se para todo o Brasil. A empresa franqueadora oferece identificação do ponto comercial ideal, treinamento inicial, software para gestão, fornecedores homologados, auxílio para composição do mix e todo o suporte operacional.