A rede de franquias Infobeleza, de escolas para profissionais da beleza, lançou um modelo estratégico de rápida implantação, no qual viabiliza o início das operações em até 60 dias e ainda possibilita ao franqueado arcar com os custos da implantação com o próprio faturamento do primeiro mês.
Após a assinatura do contrato, o franqueado deve encontrar um imóvel em que será instalada a escola. Nesse imóvel, a primeira sala a ser reformada será a da recepção dos alunos, para já iniciar a venda de matrículas enquanto a reforma acontece nos outros ambientes da escola até o início das aulas.
Com isso, o franqueado pode contar com um faturamento para arcar com os custos da implantação e dos funcionários. Geralmente, as vendas de matrículas ocorrem durante 3 meses até o início das aulas, no máximo. Mas pode ser antecipado, caso a demanda de alunos seja grande.
Atualmente, o custo de implantação da rede varia entre R$ 50 mil e R$ 115 mil, valor que o empreendedor não precisa ter no ato da assinatura do contrato, ou seja, que ele pode captar total, ou parcialmente, durante a reforma com a venda de matrículas. No ato, o único investimento que o franqueado precisará fazer será o da taxa de franquia, que varia entre R$ 20 mil e R$ 59 mil, dependendo da cidade.
Sônia Leonardi, diretora da Infobeleza, afirma que todas as unidades próprias foram implantadas seguindo essa estratégia de rápida implantação para testar o novo modelo. E o resultado: sucesso em todas elas.
“Foi assim que eu comecei com a marca. Comecei meu negócio sem capital e de forma extremamente rápida. Não é preciso colocar todo o dinheiro no investimento para depois começar a vender. Na Infobeleza, as coisas acontecem simultaneamente e desenvolvemos o negócio de uma forma que ele mesmo possa se bancar já nos primeiros meses, permitindo ao empreendedor menos capital para abrir seu próprio negócio”, explica Sônia Leonardi.
Após os testes com as unidades próprias, a Infobeleza fez seu primeiro teste, em 2018, com uma unidade franqueada, em São João Meriti, no Rio de Janeiro. Em menos de 35 dias, a unidade já estava operando com a venda de matrículas.