O mercado pet movimenta cerca de R$ 20 bilhões por ano no Brasil. Esse crescimento constante ocorre por causa da relação entre tutores e animais de estimação. As pessoas buscam cada vez mais produtos de qualidade tanto para a estética do animal como para o seu bem-estar diário.
E o segmento de petfood é o que mais tem conquistado os donos de animais de estimação.De olho nesse mercado, três amigos decidiram investir em um negócio promissor, trazendo ao Brasil a rede de franquia Snackel, primeira boutique de alimentos para pets.
Conversamos com Bruno Martins, um dos fundadores da franquia, para conhecer melhor a marca. Confira a seguir.
Mapa das Franquias: Como surgiu a rede e como se tornou franquia?
Bruno Martins: Surgiu após uma viagem dos três sócios para a Alemanha. Vimos o modelo de negócio lá e resolvemos trazer o formato para implantação no Brasil.
Mapa das Franquias: Por que escolheram a capital paulista para começar?
Bruno Martins: Escolhemos SP pela comodidade de morar na cidade. Mas o modelo pode ser replicado com facilidade para demais cidades.
Mapa das Franquias: O que o segmento pet tem de diferenciado em momentos de crise? É verdade que ele continua crescendo? Por quê?
Bruno Martins: O mercado pet é um mercado de amor. O pet se tornou um membro da família. Mesmo com crise o segmento cresce uma média de 10% ao ano.
Pioneirismo e qualidade em butique pet
Mapa das Franquias: Qual o grande diferencial da Snackel? No que ele beneficia o consumidor e como afeta o franqueado?
Bruno Martins: A Snackel é a primeira e única petiscaria pet do Brasil. Trazemos snacks saudáveis e principalmente funcionais para os pets. Imagina o quanto é prazeroso e importante para o consumidor transformar o momento de agradar seu pet em uma situação saudável também. Temos mais de 68 produtos para atender todos os perfis de cães.
Mapa das Franquias: Por favor, explique o conceito de boutique dentro do universo pet.
Bruno Martins: A cada dia o consumidor brasileiro está mais exigente com produtos, seja eles para consumo próprio ou para seus pets. Percebemos a carência desse público no mercado de Snacks para pets e resolvemos inovar. Foram meses de desenvolvimento para conseguir, chegar na excelência de produtos exclusivos e de alta qualidade. Como nossa boutique pet de Snacks atendemos todos os perfis de clientes que são apaixonados por seus pets e buscam qualidade, prezando pela saúde e bem estar. São produtos com conceito inovador e que o consumidor não encontra em Petshop. São ingredientes funcionais, totalmente naturais, comercializado em uma boutique especifica para atender o consumidor que busca qualidade e funcionalidade.
Mapa das Franquias: Qual a diferença para o pet do “Ingrediente de qualidade humana”? E para o tutor?
Bruno Martins: Deixamos mais saudáveis e naturais os produtos. Nossos insumos são escolhidos e selecionados um a um para a produção dos snacks
Mapa das Franquias: Quais os formatos do negócio (loja, quiosques, outros)?
Bruno Martins: Quiosque
Mapa das Franquias: Quem são os principais concorrentes?
Bruno Martins: Não temos.
Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Bruno Martins: Apaixonados por pets e que buscam inovar o mercado que mais cresce no mundo.
Mapa das Franquias: Como é o treinamento oferecido ao franqueado?
Bruno Martins: Fazemos treinamento por semana. Onde o franqueado tem a experiência de conhecer a fábrica, atender clientes, entender sobre cada produto e sobre a gestão do negócio.
Mapa das Franquias: Quantas horas de duração?
Bruno Martins: 7 dias
Mapa das Franquias: Há algum custo para o franqueado? Bruno Martins: Nenhum custo
Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento no dia a dia da rede? A consultoria de campo acompanha os franqueados? Como é feito esse suporte?
Bruno Martins: Temos suporte a distancia feito por e-mail, telefone e whatsapp e consultores presentes. Nossos consultores fazem visitas periódicas nos quiosques para acompanhamento.
Mapa das Franquias: Qual a rentabilidade do investimento na franquia?
Bruno Martins: 5 a 10%
Mapa das Franquias: Os royalties são em cima do faturamento ou das compras?
Bruno Martins: Em cima do faturamento. 5% do faturamento.
Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2019 e quais as melhores praças para crescer?
Bruno Martins: Estamos com uma projeção de 5 novas lojas na Grande São Paulo até Março de 2019. Após a abertura dessas lojas vamos expandir por todo o Brasil.
Mapa das Franquias: Os produtos chegam prontos ao franqueado e ele só revende ou se ele tem alguma participação na produção também?
Bruno Martins: Os produtos chegam prontos para o franqueado revender.
Mapa das Franquias: Como escolhem os locais potenciais para abertura das novas unidades?
Bruno Martins: O franqueado indica onde reside ou onde tem interesse da abertura, nós fazemos um estudo do fluxo de pessoas daquele local juntamente com o publico alvo a ser atingido. Achamos o melhor ponto, fazemos a negociação aprovação do local junto aos competentes.