Fraudes em compras com cartão são um risco já conhecido dos brasileiros – de acordo com uma pesquisa realizada pela ACI WorldWide, empresa desenvolvedora de software de pagamento para instituições financeiras, o Brasil é o segundo país com maior número de fraudes com cartão de crédito em um grupo de 20, atrás apenas do México. Com a forte movimentação nas lojas físicas durante o fim do ano, o risco de fraudes é ainda maior.
Em um cenário em que quase metade dos brasileiros já sofreu algum tipo de fraude nos últimos cinco anos, segundo a ACI WorldWide, a Acqio, maior rede de franquias de pagamentos eletrônicos no mundo, atenta para os cuidados e mecanismos de segurança disponíveis para que lojistas e consumidores se respaldem durante o aquecimento nas vendas – de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas neste Natal devem ter alta de 2,3% em relação ao ano passado.
“Grande parte dos lojistas que utilizam as maquininhas da Acqio são proprietários de pequenas e médias empresas; além deles, também há muitos profissionais autônomos. Sabemos que esses empresários precisam de um suporte bem estruturado para garantir a segurança das transações”, afirma Gustavo Danzi, diretor de produtos e riscos da Acqio. O executivo ressalta que, apesar de haver uma grande incidência de fraudes no ambiente virtual, as lojas físicas também precisam estar preparadas para lidar com situações de fraude.
Entre as principais atitudes de fraudadores, Gustavo assinala possíveis trocas de POS (as maquininhas de cartão) por outras extremamente semelhantes, porém adulteradas, além de práticas fraudulentas aplicadas pelo cliente que efetua o pagamento, como a execução do estorno do pagamento logo após a confirmação da transação, sem que o lojista perceba.
Para assegurar os lojistas e o consumidor final, a Acqio, que reúne mais de mil franqueados em todo o Brasil e 100 mil clientes em operação, trabalha com ferramentas de alta tecnologia para prevenção de possíveis fraudes. “Nosso investimento constante em inteligência e antecipação possibilitou a redução de até 80% no número de fraudes nas maquininhas Acqio em 2018”, comenta Gustavo.
Para evitar fraudes, a Acqio utiliza um software próprio e atua com parceiros estratégicos que identificam transações suspeitas, além de realizar uma vistoria completa nos estabelecimentos em que as maquininhas serão implementadas. “Como parte das medidas para alavancar a segurança do setor, em 2018 unimos os departamentos de cadastro e monitoramento de risco, pensando especialmente nos impactos para o lojista e para o consumidor final”, completa Gustavo.