As franquias são conhecidas por atrair empreendedores iniciantes e dispostos a abrir seu primeiro negócio. Mas uma vertente do segmento que tem chamado atenção nos últimos anos é a adesão de bandeira, uma oportunidade para empresários experientes que querem fazer parte de uma rede de franquias para ganhar mais força no mercado. A prática é comum nos setores de varejo e serviços, mas quais são as vantagens dessa adesão?
Uma das vantagens da prática é fazer parte de uma rede com presença reconhecida no mercado. A visibilidade, credibilidade e a confiança dos clientes são mais perceptíveis já que o seu negócio fará parte de um projeto maior. Este, no meu ponto de vista, deve ser um dos requisitos básicos para converter um negócio isolado em uma unidade de franquia.
Outra vantagem é ter alguém “responsável” por pensar na estratégia do negócio. Quantos negócios isolados acabam fechando as portas por não conseguirem se moldar com a velocidade necessária aos novos tempos? Muitas vezes o empreendedor solitário acaba sendo bombardeado pelos afazeres operacionais do negócio e não consegue efetuar as mudanças necessárias para a perpetuidade da sua empresa.
Outro quesito que devemos enaltecer é o poder de negociação com fornecedores. Quando temos uma empresa comum, a barganha fica mais limitada ao passo que em uma franquia, é possível ter uma abertura no diálogo, já que a demanda é maior em uma rede com várias unidades. Com certeza as condições de negociação com fornecedores serão muito mais favoráveis para quem pertence a uma rede do que quem negocia de forma isolada.
A inclusão de novos serviços e produtos também chama a atenção na adesão de bandeira. A gama de serviços aumenta, pois o negócio que antes tinha um portfólio menor, agora tem a sua disposição produtos conhecidos e testados no mercado e que atraem mais clientes. Além disso, essa vantagem permite que o novo franqueado tenha acesso às novidades de mercado com mais rapidez.
Com a migração para uma franquia, o empresário também possui à sua disposição o apoio da franqueadora, todo o conhecimento que a rede adquiriu com o tempo e o suporte na área administrativa, comercial, fiscal, tributária, de marketing, entre outras.
Todos esses benefícios, porém, não seriam viáveis com um valor alto para a aquisição da franquia. Esta pode ser a vantagem que chame mais atenção do empreendedor no momento de aderir a uma rede. Isso porque, muitas vezes, são poucas as adaptações que o novo franqueado precisa fazer para adaptar sua empresa a uma rede, já que o empresário possui o ponto, instalações e equipamento.
Podemos ver essa tendência em negócios como farmácias, lojas de equipamentos para segurança, pet shops, reparos para celulares, imobiliárias e agências de turismo.
Na GOU Odonto, rede de clínicas odontológicas, por exemplo, implantamos um novo formato de negócio para atrair dentistas donos de consultórios particulares. Nossa ideia é que o profissional cuide da parte técnica, que é sua especialidade a empresa fique responsável pelo financeiro, comercial, administrativo e recursos humanos. Com este modelo, pretendemos possuir 50 unidades consequentes da mudança de clínicas comuns para franquias.
Sobre Bruno Magalhães
Bruno Magalhães é formado em Relações Internacionais pela FAAP e possui MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. O empresário possui ampla experiência no varejo e em redes varejistas. Atuante do franchising desde 2005, Bruno é um dos sócios fundadores da rede de clinicas odontológicas, GOU Odonto.