Com uma boa reputação em Minas Gerais, sua matriz, a SUAV, rede especializada em estética e cuidados femininos, está prestes a inaugurar sua segunda unidade fora do estado mineiro, desta vez em Cuiabá, capital mato-grossense. Essa é a primeira unidade da marca a ser instalada em shopping center.
Ocupando a quarta posição entre os PIB’s (per capita) brasileiros com R$37.462,74, Mato Grosso aparece como um bom estado para investir: sua economia com bases sólidas e boas perspectivas profissionais têm atraído investidores de diversas partes do Brasil, e no franchising não é diferente.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) colocam o centro-oeste na quarta posição em faturamento no mercado de franquias (8,4%) e em unidades (8,3%) – os números, ainda pequenos, representam um vasto terreno a ser explorado pelo setor. “Mercados mais tradicionais como São Paulo, por exemplo, já estão saturados e possuem alta competitividade. Apostar em regiões pouco exploradas garantem a conquista quase que exclusiva do mercado. Inaugurar uma unidade em uma cidade como Cuiabá é uma grande oportunidade para a SUAV”, diz Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da marca.
Momento oportuno
Com pouco mais de 600 mil habitantes, Cuiabá é a principal cidade que movimenta a economia do estado. Dados da Federação Mato-Grossense do Comércio (Fecomércio) indicaram um aumento de 8,2% na intenção de compra das famílias cuiabanas, inclusive em produtos e serviços de saúde, higiene e beleza – área de atuação da SUAV. O cenário econômico positivo se dá, principalmente, por conta das festas de fim de ano, mas é esperado que o crescimento continue pelos próximos meses, trazendo bons resultados para a economia da região.
Além disso, o Mato Grosso oferece estabilidade econômica para quem compra e para quem vende: é o sexto mês seguido que o estado registra alta nas contratações de funcionários. Ao todo, foram 32 mil admissões apenas no mês de outubro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (CAGED).
Otimismo nos negócios
Quem confia na economia cuiabana é Wilma Mota Perk, franqueada da SUAV no município. Para ela, o mercado de estética e cuidados femininos de Cuiabá é crescente e muito competitivo, “mas tem espaço para todos”, garante. “A partir do momento que você oferece algum diferencial você se destaca um pouco mais”, salienta.
A empresária vê na SUAV uma oportunidade singular para uma rotina cada vez mais corrida: “Os dias passam muito rápido e, cada vez mais, as mulheres ocupam o mercado de trabalho, o que torna a rotina muito corrida, sem tempo para nada. Eu buscava uma franquia que oferecesse serviços que eu chamo de primordiais para todas as mulheres em um único lugar e foi o que encontrei na SUAV”, explica. Todos os serviços oferecidos pela rede (esmalteria, depilação, fotodepilação e design de sobrancelhas) não requerem hora marca. “Isso faz parte da nossa rotina, rotina essa que vem cada vez mais fazendo parte do cotidiano masculino também”, comenta.
Natural de Aracaju, capital do Sergipe, Wilma encontrou a SUAV através de sites de franquias enquanto morava em Genebra, na Suíça. “Fiz um curso de francês durante um ano lá e resolvi fazer um curso de estética. Abri um pequeno instituto e trabalhei com isso durante algum tempo. Depois de cinco anos morando na Suíça decidi retornar ao Brasil e mesmo antes de voltar já estava em contato com a marca. Quando cheguei retomamos as negociações para fechar o negócio”. Formada em Administração em São Paulo, Wilma já teve uma empresa de administração de equipamentos hospitalar e carrega grandes experiências em seu currículo: estudou inglês na Califórnia; abriu o próprio negócio com a irmã, sua sócia; se casou; foi embora de São Paulo para o Mato Grosso onde morou por doze anos; fez um curso técnico de enfermagem; estudou espanhol. Após ser mãe, retornou à São Paulo e, posteriormente, foi para a Suíça. “Sou uma pessoa elétrica, estou sempre procurando o que fazer”, diz.
A partir do dia 7 de dezembro os serviços da SUAV já estarão disponíveis em Cuiabá sob o comando de Wilma que espera ter muito sucesso com a unidade e faturar R$100 mil logo nos primeiros meses. Depois disso, ela espera registrar, em média, crescimentos de até 30% a cada mês. “Lidar com o ser humano é difícil, mas não será a primeira vez. Sei que vou aprender muito e trocar experiências com todos que me cercam”, espera a empresária.
Sabendo das dificuldades que pode encontrar pelo caminho, Wilma está otimista: “Acredito muito no potencial do local que escolhi para essa unidade nascer. Sinceramente? Posso estar sendo muito positiva ou até mesmo ingênua, mas realmente acredito que tudo vai correr da melhor forma possível, e vou trabalhar para que isso aconteça”, finaliza.