Jhony Freitas, 55 anos, está completando um ano como franqueado da Ecoville, indústria que comercializa diferentes itens para limpeza de casas, empresas e carros, em outubro de 2018 e já quer abrir nova loja. Morador do Méier, zona norte do Rio de Janeiro, o franqueado tem uma empresa de pequeno porte de transporte turístico e estava em busca novos negócios, quando conheceu a Ecoville. Hoje, com a rede de franquias, Freitas atua na região em que vive e busca mais um novo ponto para outra operação no mesmo bairro, mas do outro lado da linha do trem. “Quero abrir a nova loja o quanto antes”, ressalta.
A combinação de maresia e calor intenso – que causa uso mais intenso de áreas molhadas, como banheiros, em residências e comércios – faz com que o mercado de limpeza seja bastante aquecido no Rio de Janeiro. Apenas na cidade, são treze operações de franquias espalhadas em diversos bairros, como Copacabana, Botafogo, Vila Isabel e Olaria. A marca também está presente nas cidades de Nilópolis e Duque de Caxias.
Com ótimos resultados, Freitas alcançou o break-even (ponto de equilíbrio) em apenas três meses. Para isso, investiu em treinamentos da franqueadora e foi além: criou um cartão fidelidade digital em que, a cada R$ 20 em compras, o cliente recebe um ponto. A cada 20 pontos acumulados, o cliente recebe um produto que escolher. O franqueado também montou um grupo no WhatsApp para se comunicar diariamente com seus mais de 500 clientes. A ideia foi tão bem aceita que passou a ser implementada por outros franqueados.
Freitas conheceu a rede em uma visita à feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising) realizada na cidade carioca. Além do plano de negócios da marca, chamou sua atenção a qualidade dos produtos. “Entrei para a rede porque os itens são realmente muito bons”, aponta. A Ecoville possui hoje o maior mix do País, com 250 produtos de limpeza que respeitam o meio ambiente (são biodegradáveis), como alvejantes, detergentes, lava roupas, desengordurantes, entre outros, com embalagens que variam entre 500 ml a 5 litros –sendo que as embalagens de 5L chega a uma economia de até 70% em comparação com produtos de outras marcas.
Para quem deseja entrar na rede, a Ecoville trabalha com dois modelos de negócios. Na modalidade franquia, o franqueado atua com a loja física e a unidade móvel (carro de som que circula pelas ruas oferecendo variedade de produtos) e o canal de televendas, para dar suporte no atendimento ao cliente. A outra opção é a microfranquia. Neste caso, o empreendedor adquire uma unidade móvel e atua com as vendas porta a porta.