O modelo de franquias tem sido uma das apostas mais escolhidas por brasileiros que desejam iniciar seu próprio negócio: só no ramo de Saúde, Beleza e Bem-Estar, o setor cresceu de 12% para 16% em 2017. Um dos motivos, apontam especialistas, é o fato de os empreendedores iniciantes lidarem com marcas já consolidadas no mercado e que exigem menos gastos e investimentos menores.
Outro fator importante é o treinamento diferencial oferecido por algumas empresas a quem adquire novas unidades de seus negócios. O Spa das Sobrancelhas, por exemplo, contempla sua rede de franqueados e os funcionários envolvidos no funcionamento de cada franquia com atendimento especializado e acompanha de perto a gestão do espaço.
Jane Muniz, presidente e sócia fundadora da marca, se coloca no papel de “consultora de negócios” para intermediar a realização financeira dos novos empreendedores. “A empresa oferece quatro Módulos de Treinamento das Técnicas e Serviços da rede, além do Programa de Capacitação em Gestão, exclusivo para o franqueado Spa das Sobrancelhas, onde treinamos o Gestor da Franquia em todas as áreas estratégicas de atuação no negócio: financeiro, estoque, jurídico, gestão de equipe, marketing, produtos, técnicas de venda, sistemas, relatórios e acompanhamentos”, conta Jane.
Antes de receber os auxílios da empresa franqueadora, porém, o interessado em investir em uma unidade do Spa das Sobrancelhas tem seu perfil avaliado por meio de entrevista telefônica feita pela área de expansão da rede e por formulário para a análise de adequação com o negócio. “Após esse momento, é agendada uma reunião presencial, para apresentação da empresa e para apresentação dos processos. Caso o candidato tenha passado pelas primeiras etapas, iniciamos as visitações às lojas, onde mostramos a operação e a rotina. Durante todo processo, o candidato é acompanhado por telefone, e-mail e por mais reuniões presenciais, sempre que necessário”, completa a presidente da franqueadora de serviços especializados em embelezamento do olhar.
Spa das Sobrancelhas
Jane Muniz e Marko Porto criaram o Spa das Sobrancelhas em 2007, após a falência de um antigo salão de beleza do casal. A ideia de abrir um novo estabelecimento ocorreu após perceberem que a procura pelos serviços para as sobrancelhas tinha grande procura entre as clientes. “Naquela época as pessoas falavam ‘tirar as sobrancelhas’ ou ‘limpar as sobrancelhas’. Nós estabelecemos o design de sobrancelhas como nomenclatura e desenvolvemos serviços para o embelezamento do olhar”, fala Jane Muniz.
Atualmente, o Spa das Sobrancelhas é líder no ramo – mesmo com a grande concorrência -, com mais de 400 franquias funcionando e 2 milhões de clientes atendidos anualmente. Em 2017, a empresa alcançou o faturamento de R$ 80 milhões e cada unidade faturou cerca de 10% a mais em relação ao ano anterior. “Conseguimos esses excelentes números focando nossa estratégia em treinamentos para a rede e na qualidade de nossos serviços e produtos”, garante a presidente.