Mesmo com a oscilação econômica e as incertezas que assolam o país, o segmento de franquias tem se mostrado uma alternativa sólida e segura de investimento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre de 2018 o setor obteve aumento de 8,4% em relação ao mesmo período do ano passado e 5,1% em relação ao primeiro trimestre de 2018. O faturamento nesse primeiro semestre de 2018 foi de mais de R$ 79 bilhões frente a R$ 74 bilhões na mesma época em 2017.
Um dos segmentos que sustentam esse crescimento é o pet. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos, tornando o Brasil o quarto maior do mundo em população total de animais de estimação. Esse mercado faturou mais de R$ 20 bilhões em 2017, sendo o 3º maior do mundo em faturamento. O grande destaque desse nicho foi Pet Food, responsável por 68,6% desse montante, seguido por Pet Serv (15,8%), Pet Care (7,9%) e Pet Vet (7,7%). Em termos de crescimento o setor Pet Vet tem destaque ao conquistar um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
Esse movimento é ainda mais notável em Osasco. De acordo o mais recente levantamento do IBGE, o município conta com a 2ª maior economia do Estado de São Paulo, atrás apenas da capital paulista, e conta com o 9º PIB (Produto Interno Bruto).
Motivos não faltam para empreender
Hoje no Brasil existem dois tipos de empreendedores: os por necessidade e os por oportunidade. Qual a diferença entre eles? O empreendedor por necessidade é aquele que não encontra alternativas naquele momento para sobrevivência e busca com urgência um retorno financeiro. Neste perfil, o que se vê são pessoas que começam qualquer tipo de negócio, de forma rápida, e trabalham no que acreditam que possa render frutos.
Já os empreendedores por oportunidade vão além, se preparam mais, estudam o mercado e tem um pouco mais de tempo para entenderem as necessidades do consumidor e apostar em um negócio que realmente esteja com forte demanda — e é aí que as chances de o empreendimento podem dar mais certo, como é o caso dos sócios Daniel Barros, Camila Landin e Osmar Filho, franqueados de Osasco da rede de farmácias pet, Fórmula Animal.
“Nosso objetivo é atender a crescente demanda pet na região através de um serviço diferenciado e até certo ponto desconhecido para algumas pessoas”, revela. A farmácia conta laboratório voltado à manipulação dos medicamentos, controlados, hormônios, florais, antibióticos, além de produtos de embelezamento, tais como filtro solar, spray de banho a seco, talcos, perfumes, protetor solar. Entre os produtos que tem mais saída está o hamburguito, exclusivo da empresa, para o tratamento de cães que tem dificuldade em aceitar medicamentos e que garantem 100% de adesão ao tratamento.