Criada em 2017, a Rede 10 Saúde – empresa focada em prover soluções para o mercado da saúde e seus profissionais – anunciou recentemente seu projeto de microfranquia, e planeja sua expansão pelas cidades brasileiras, começando pelo estado da Bahia. Salvador é uma das cidades prioritárias no plano de expansão, que também tem como foco cidades do interior com mais de 200 mil habitantes como Feira de Santana e Vitória da Conquista; a meta é fechar o ano de 2018, com 10 unidades franqueadas na região e crescer 100%.
“A Bahia tem muitos pontos importantes para expansão e o mercado possui grande potencial para os negócios da empresa. Para ter ideia, a Bahia tem 20.708 médicos para atender 15,3 milhões de habitantes. Ou seja, há 1,35 médicos para cada mil pessoas, enquanto a média nacional é de 2,18 profissionais para a mesma demanda, segundo a última pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina de São Paulo”, comenta o diretor de expansão da Rede 10 Saúde, Corintho Júnior, palestrante e consultor de franquias há mais de 15 anos no mercado.
O diretor de expansão chama atenção para o cenário, segundo ele, a Bahia tem um mercado amplo para atuação do modelo de negócio, o que gera alta rentabilidade para o franqueado que deseja investir. “Em razão no salto em profissionais da saúde que atuam no estado da Bahia, a startup de franquia se torna rentável e mais atrativa para o franqueado. Por exemplo, com uma carteira de apenas 100 clientes, ele terá uma receita mensal de R$ 6.000,00. Com 200 clientes na carteira, o franqueado terá uma receita mensal recorrente de R$ 12.000,00”, revelou.
Na prática, o negócio funciona da seguinte forma: o papel do franqueado é buscar dentro do seu território profissionais como dentistas, fonoaudiólogos, ginecologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, óticas, farmácias, cuidadores de idosos, entre outros, que estejam insatisfeitos com seu faturamento, mas que desejam continuar no ramo, para se associarem à plataforma Health da Rede 10 Saúde, que é dedicada à conectar especialistas a clientes e pacientes, para potencializar seus negócios.
“Nosso modelo é diferenciado, pois procura um investidor por cidade. Ou seja, cada franqueado tem exclusividade total no seu território de atuação, recebe lucro sobre todos os negócios gerados dentro do seu local, independente de como a venda foi feita (Google, Facebook, Call Center, visita porta a porta, indicação de outro cliente, etc.), além disso, não necessita de ponto comercial e nem de funcionários, e ainda proporciona receita mensal recorrente e horário de trabalho flexível”, afirma o diretor de expansão da marca.
O projeto conta com profissionais com mais de 20 anos de experiência nos setores de tecnologia e franchising, suporte para os franqueados, por meio de material publicitário, treinamentos presenciais e a distância, além disso, forte investimento em mídia e tecnologia. A marca oferece microfranquias com investimento inicial a partir de R$ 14 mil, e o valor pode ser financiado em até três vezes. O prazo de retorno é de 10 meses, com faturamento mensal estimado em R$ 12 mil reais, após um ano, e royalties mensal fixo de R$ 900.