Por estar na linha de frente do negócio, lidando diariamente com o cliente, muitos franqueados visualizam ideias e tem sacadas para o empreendimento que muitas vezes a própria empresa detentora da marca acaba deixando passar despercebido. Essa ação pode influenciar diretamente no desenvolvimento do negócio – até mesmo como um todo – já que supre as necessidades e expectativas de mercado, seja local ou nacionalmente.
Atendendo à essa fonte inesgotável de percepções, Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising, dá total autonomia para seus franqueados enviarem sugestões à rede. Essa ação faz parte da ideologia da franquia que propõe como essência ser uma marca jovem (na qual, acredita e aposta nesse público), moderna e com total interação com seus clientes e franqueados.
“Trabalhamos num ramo que vive em constante inovação, por isso, precisamos constantemente criar novas soluções e aprimorar softwares focados nas tendências de mercado. Receber ideias e sugestões é uma forma de estarmos sempre antenados e no topo do mercado, deixando nosso serviço sempre competitivo”, explicou.
Grupo de discussão
Como forma de comunicação entre franqueados e a rede, pela agilidade, o Whattsapp é a ferramenta preferida deles. E é por meio deste canal que também acontece essa abertura. E funciona assim, ao receber uma sugestão, a Gigatron analisa a proposta. O empresário explica que é feito um estudo antes, há toda uma avaliação para checar a aceitação do mercado diante da nova “oferta”. “Analisamos de proporção nacional e local, já que é preciso avaliar os diferentes aspectos culturais e particularidades de cada região. E, a partir disso, verificamos de que forma iremos por em prática esse novo serviço”, detalhou.
Iniciativa que dá certo
Segundo Marcelo, alguns serviços que hoje são muito buscados pelos clientes são sugestões dos franqueados, como é o caso do software de backup. “Inicialmente a franqueadora não tinha solução de backup, não estava dentro do nosso portfólio e expertise, então, uma franquia solicitou a permissão para criar o produto, consentimos, e começou a dar muito certo com os clientes dela. Isso gerou receita para as franquias, pois passamos a desenvolver a solução de backup para clientes de toda a rede. Ela é distribuída de forma gratuita para os franqueados e a franquia cobra uma pequena taxa dos clientes de acordo com tamanho de arquivos, no qual variam de R$30 a R$50. Hoje são milhares de consumidores que utilizam a solução, o que gera uma ótima receita financeira para os franqueados que tem custo zero de aquisição”, falou.
O empresário conta também que a partir de uma demanda local, foi criado o GigaChef. Inicialmente era só para fazer um cardápio digital para o restaurante de um determinado franqueado, hoje, porém, a marca tem diversos restaurantes usando a solução que passou por uma reformulação mais completa e atende todos os aspectos administrativos de um empreendimento culinário.
“A criação do grupo de Whattsapp e banco de conhecimento também veio da ideia de franqueados. A princípio o grupo era apenas entre algumas unidades, decidimos incluir todos e assim os incentivarem a trocarem experiências positivas e negativas, o que ajudou muito a rede. Hoje atuamos apenas como moderador. Em seguida surgiu a ideia de criar o Banco de Conhecimento, onde, toda dúvida ou problema é registrado em uma ferramenta on-line que leva esse mesmo nome”, relevou.
O processo simples, que implica em apenas dar atenção e ouvir o que o outro tem a dizer, gera um retorno muito positivo, como evidência Marcelo. “Tanto em ganhos de relacionamento entre nós e a rede, como em retorno financeiro para a marca em geral. Somos uma empresa unida e a cada dia mais fortalecida, sem dúvida, é o nosso melhor retorno. Em termos de faturamento posso dizer que a repercussão é excelente. Por exemplo, o produto de backup chega a um faturamento anual próximo de R$1 milhão de reais. Muitas vezes esse produto é oferecido como cortesia ao cliente que tenha um contrato com alto valor agregado, e isso fideliza o cliente, melhora o relacionamento e também fortalece a marca”, finaliza.