Fundadora da franquia Sapatilha na Sacola, Letícia Penna tem 44 anos e muitíssima coragem. Começou com um investimento de apenas R$ 300 em 2011 e afirma que boas ideias precisam estar acompanhadas de boas doses de coragem e ação, caso contrário tudo fica no mundo do ideal e o empreendedor não saberá colocar os planos em prática, muito menos se superar quando alguns deles derem errado.
Letícia diz que a informação deve ser utilizada como uma aliada do empreendedor, que ele precisa planejar tudo, mas tendo certeza de que caso seus planos atinjam a maturidade, vai torná-los realidade. Segundo ela, é preciso identificar um público consumidor, acionar contatos para eventuais necessidades e por no papel todos os gastos e investimentos necessários, para evitar ao máximo por dinheiro naquilo que não precisa.
Atualmente, a rede de franquias fundada por Penna atua na venda de sapatilhas, bem como o nome já diz e já possui mais de 50 franquias no Brasil e exterior. O setor de beleza feminina, que compreende vestuário, cosméticos e serviços é um dos que mais cresce no Brasil.
A história de Letícia inspira muitas pessoas e faz aumentar a crença no novo negócio. Em tempos competitivos como os dias de hoje, poucas são as pessoas que querem sair do emprego e colocar seu dinheiro em negócios arriscados. Investir certo é uma atitude inteligente e que possibilita que empreendedores talentosos consigam ter a chance e o tempo necessário para impor sua capacidade e atingir o sucesso.
Muitos empreendedores autônomos nem sabem o que é um plano de negócios e aí está outro ponto positivo das franquias: geralmente, o plano de negócios já está pronto, prevendo várias situações e cenários. Na maioria das vezes, o pequeno empresário não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu comércio, então ao começar algo novo, do zero, corre o risco de enfrentar prejuízos e resultados menores do que esperava. Quando você adquire um negócio com marca já conhecida pelo público, além de todo planejamento você terá todo o apoio de conhecimento que será transmitido pelo franqueador.
Para o estrategista e CEO do Grupo ATNZO, holding de franquias, Lucas Atanazio Vetorasso, buscar empresas que já se estruturaram no mercado é um passo importante para o sucesso do negócio. Por mais experiência que o empreendedor tenha, as dúvidas aparecem em alguns momentos. O objetivo das marcas é obter cada vez mais sucesso, o que faz com que ela disponibilizam o máximo de apoio para aqueles que irão representá-las. Com suporte, uma marca reconhecida e um bom relacionamento com a empresa franqueadora, o franqueado pode atuar com mais segurança sem em um primeiro momento investir muito em divulgação. Uma franquia é uma verdadeira escola de negócios para os novos empresários.
Investir em franquia também é uma excelente alternativa porque esse tipo de negócio é muito menos arriscado. São marcas já testadas e previamente aceitas pelo mercado, o que as deixam muito mais seguras em qualquer área de atuação do que uma empresa que está começando do zero e ninguém nunca ouviu falar.
“Acredito que consegui aprender muito mais do que se estivesse ainda em um emprego. Apesar de ter muito mais riscos, consegui crescer mais como pessoa, ter mais possibilidades financeiras, e pude transitar por mundos que dificilmente teria acesso se não fosse pelo empreendedorismo. Sempre fui movida a novos desafios. Mas havia um desejo enorme de realizar algo maior, a nossa rede franqueadora Sapatilha na Sacola”, conta Letícia Penna.
Se você quer investir seu dinheiro em um negócio seguro, a sugestão é que você aposte em uma franquia, mas não deixe de pesquisar. As franquias apresentam diversas vantagens em relação a uma empresa que começa do zero e são a alternativa perfeita para quem não quer correr riscos desnecessários.