A Maria Honos Gastronomia faz parte do tradicional Grupo Neffa do Espírito Santo, um conjunto de empresas que atuam nos setores de comércio, indústria e serviços e que são geridas pelos descendentes dos imigrantes libaneses originais. Mas os valores continuam os mesmos: honestidade, compromisso e bom atendimento.
A franquia Maria Honos Gastronomia tem como base uma linha de pratos congelados, prontos para o consumo, que acrescenta sabor e valor nutricional aos pratos. Que aliás, são preparados e embalados sem adição de conservantes.
Maria Honos busca a qualidade e o sabor que remetem à comida caseira que são preparadas nos lares dos consumidores.
Conversamos com Lucia Neffa, executiva da franquia para saber mais.
Mapa das Franquias: Como é feita a criação dos pratos? Os critérios são de sabor ou praticidade? E onde entra o elemento saúde nessa harmonia?
Lucia Neffa: O mote dos pratos é alimento com sabor caseiro e sem adição de conservantes, logo, os pratos respeitam a premissa que é a base de todo o projeto. Desenvolvidos pela gastrônoma Renata Braune, foram eleitos 74 sabores que podem atender toda e qualquer necessidade. O consumidor pode consumir os nossos pratos por 45 dias sem repetir cardápio. No quesito saúde trabalhamos com produtos de primeira qualidade, não adicionamos conservantes e através do processo de ultra congelamento mantemos a comida fresca por 120 dias congelada. E também temos uma linha com baixa caloria, outra com baixo sódio, outra pastosa para pessoas com dificuldades de alimentação sólida, caldos variados e salgados artesanais.
Mapa das Franquias: O que vende mais? Dá para detectar tendências de vendagens?
Lucia Neffa: Varia de região a região e de projeto para projeto, mas todos os pratos têm saída satisfatória. As franquias em ambientes comerciais tem uma venda de balcão mais forte e as franquias em ambientes residenciais tem um venda fora do ponto maior. E as franquias funcionam também como ponto de distribuição pois podem fornecer para buffet, restaurantes, hotéis, escolas e hospitais entre os maiores importantes setores de consumo.
Mapa das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado? Tem que saber cozinhar?
Lucia Neffa: O franqueado deve ser um profissional dedicado ao negócio e com perfil empreendedor, já que para os primeiros meses um trabalho de divulgação nas redondezas será desejável, além de ser indispensável o gerenciamento de equipe. No mais, como Maria Honos entrega tudo pronto, basta um treinamento de uma semana para embasar as premissas de um novo desafio. O cozinhar não é uma obrigação, pois a comida está pronta faltando regenerar para consumir.
Mapa das Franquias: A ideia é servir os alimentos no próprio local da franquia ou leva-los para degustar em casa?
Lucia Neffa: O conceito é servir os alimentos dentro da loja, por meio dos clientes que entram, e fora da loja, em operações outras a serem desenvolvidas pelo proprietário da franquia, tendo em mãos a variedade de oportunidades que a franqueadora oferece.
Mapa das Franquias: Qual a validade dos produtos e quanto tempo eles levam para estarem no ponto para consumo?
Lucia Neffa: com quatro meses de congelamento os produtos Maria Honos tem um largo período de armazenagem, reduzindo drasticamente os custos de produção e de consumo, pois apenas é descongelado a demanda existente. Se produz um mínimo de 12 quilos com quatro sabores e para consumir basta montar o prato, que é feito eo minutos após o pedido no caixa. Tudo muito rápido.
Mapa das Franquias: Como é feito o acompanhamento do franqueado no dia a dia para assegurar a qualidade? Intranet, Whatsapp, outros?
Lucia Neffa: A qualidade do serviço prestado é acompanhado por pesquisa com os consumidores, que também usam o site matriz para se manifestarem e monitoramos as redes sociais para avaliar se algo foi publicado, além de visitas pessoais ditas ocultas.
Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para o segundo semestre de 2018 e 2019? Quais as áreas alvo e qual a estratégia?
Lucia Neffa: O mercado consumidor dita a expansão, entretanto, hoje se verifica uma explosão da marca no mercado varejista de grandes players nacionais. A meta é chegar no final de 2018 com 4 lojas encaminhadas ou prestes a serem inauguradas e para 2019 atingirmos a marca de 10 lojas. O alvo está em três grandes cidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte), pois atenderá a nossa estratégia de visibilidade. Mas temos tido bastante interesse de cidades menores, mas que os candidatos enxergam esta oportunidade como muito valida pois irá gerar conforto e praticidade para o consumidor.