Manter um emprego estável por anos deixou de ser o sonho do jovem brasileiro. Um levantamento da Fundação Estudar apontou que 69,8% dos entrevistados entre 18 e 34 anos quer abrir um negócio próprio. Outro estudo do GEM 2017, do Sebrae/IBQP, revelou que 36 em cada 100 brasileiros entre 18 e 64 anos estavam conduzindo alguma atividade empreendedora, ou seja, um terço dos adultos brasileiros empreendem ou estão envolvidos na abertura do próprio negócio. Atualmente, mais de 15 milhões de jovens estão atrás de informações para abrir um negócio.
Empreendedoras de sucesso!
As sócias Gislaine Dias e Denise Cabral, proprietárias da escola de idiomas inFlux English School no estado do Mato Grosso, confirmam a pesquisa. Aos 28 anos, as professoras de inglês largaram as salas de aula para empreender. Optaram pelo sistema de franquia devido ao menor risco de investimento. “No caso da escola de inglês, a franquia já possui um processo testado, uma metodologia e todo um suporte aos franqueados. Começar a empreender do zero no ramo da educação representa maior chance de erro. Já conhecíamos a metodologia e sentimos muita segurança em todo o processo para conhecer o sistema de franquia da inFlux” afirma Gislaine.
Elas contam ainda que a principal motivação para investir num negócio próprio foi a oportunidade de crescer. O investimento deu tão certo que dois anos após a abertura da primeira escola em Sinop (MT), Gislaine e Denise inauguraram a segunda, em Sorriso (MT). Atualmente, elas chegam a ganhar até seis vezes mais do que quando ministravam aulas em cursos de idioma. “Nossa primeira escola foi um sucesso, surpreendeu e cresceu muito rápido, viramos até destaque na rede inFlux. Tivemos um reconhecimento maravilhoso na cidade até que decidimos repetir a receita há um ano e meio” finaliza Dias.