O IGA – Instituto Gastronômico das Américas, maior rede internacional de escolas de gastronomia do mundo em número de alunos e unidades, acaba de anunciar sua chegada a Cuiabá, capital do Mato Grosso. A escola, que será inaugurada no mês de julho, oferecerá cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de confeitaria para crianças, jovens e adultos.
O investimento na nova unidade é uma iniciativa de Raphael Maimoni, conhecido como o primeiro chef de cozinha formado em gastronomia a abrir um restaurante no estado de Mato Grosso, e do seu irmão e sócio, Samuel Maimoni. “Minha família é conhecida em Cuiabá como uma ‘família de professores’, desde meu avô paterno, tios, primos, meu pai e minha mãe, meus irmãos e eu. Atuo com consultoria, cursos, palestras e treinamentos em diversas instituições. Foi o que me motivou a abrir um negócio na área de educação profissionalizante”, conta Raphael, que também comenta o potencial da cidade para negócios na área de gastronomia. “Cuiabá sempre teve uma vida noturna intensa. A abertura de restaurantes teve um boom mais forte há cerca de 10 anos e essa cultura vem crescendo bastante em nossa região”, completa o chef.
O grande diferencial da rede IGA é a metodologia de ensino. “O mercado da gastronomia conta com escolas que, muitas vezes, são mais teóricas do que práticas. Ensinamos por meio da experimentação e da prática para formar pessoas habilitadas e que consigam, inclusive, alcançar seus objetivos na área. Os conteúdos acadêmicos são constantemente atualizados por um grupo interdisciplinar de docentes e chefes de vários países, avaliando sempre as últimas tendências e necessidades do setor”, explica Luis Zemlenoi, diretor de expansão da marca. “Os planos de estudo são padronizados para todas as escolas, assegurando, assim, a qualidade educativa em cada uma das unidades IGA “, completa.
Presente em seis países, o IGA é uma rede sólida, sustentável e está em pleno crescimento no Brasil. Uma de suas grandes características, que a torna uma franqueadora da quarta geração (alta maturidade em governança corporativa) é a presença do board da empresa em processos importantes para o desenvolvimento das unidades. O resultado impacta diretamente na lucratividade da franquia, que chega a ter uma taxa de rentabilidade entre 20% e 25% ao mês sobre o faturamento bruto. O investimento para abrir uma escola IGA é a partir de R$ 300 mil com taxa de franquia inclusa.
Fundada em 2001, nas cidades de Rafaela e São Francisco, Argentina, o Instituto Gastronômico das Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas 118 franquias. A rede, que chegou ao Brasil em 2008, já conta com 46 unidades em operação em 14 estados brasileiros, sendo eles: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além da Argentina, possui presença no Paraguai, Uruguai, Bolívia e EUA. Em 2017, registrou receita mundial superior a 40 milhões de reais.