Certamente para quem está procurando algo para empreender o setor de alimentação tem demonstrado ser o segmento ideal. O setor foi o que menos teve impacto com a crise econômica no país. E os números crescem a cada ano, além disso, comer está entre os principais prazeres do ser humano.
De acordo com pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), as redes de alimentação apresentaram entre 2015 e 2016 crescimento de 5,5% em faturamento e uma variação do ticket médio de 7,9%. Somente neste primeiro trimestre o setor de alimentação registrou crescimento de 6,6%. O motivo, segundo a Associação, é que o setor vem apresentando um aumento de receita em ritmo constante, em virtude, principalmente, do aprofundamento do hábito de se alimentar fora de casa, do reconhecimento de suas marcas e das constantes ações de comunicação para atrair o consumidor.
Para quem está procurando empreender neste segmento, Henrique Mol, diretor executivo da rede Fórmula Pizzaria, relata que é necessário ter dedicação exclusiva ao negócio, além de organização.
“Quem investe nesse segmento lida com muitas pessoas ao mesmo tempo, por isso, características como liderança de equipe são essenciais, pois o empreendedor será o responsável por transmitir orientações aos funcionários, além de ter boa comunicação para lidar com os clientes, são qualidades indispensáveis para esse mercado”, avalia.
Alimentação fora de casa
Pesquisa recente do IBGE apontou que o brasileiro gasta aproximadamente 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Nos últimos anos, o crescimento foi de 10% no setor de alimentação, segundo informações da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel).
“As refeições prontas trazem mais comodidades para as pessoas que devido a correria do dia a dia preferem comer fora de casa ou gastar com o delivery, e assim, evitar horas em frente ao fogão”, analisa Mol.
Fácil gestão
O modelo de negócio proposto pela Fórmula tem agradado a todos os interessados, inclusive aqueles que nunca tiveram experiência com o setor. A baixa complexidade de gestão e a agilidade que o negócio propõe é a grande vantagem da marca.
Outro grande atrativo é o investimento acessível. A rede oferece quatro modelos de negócio: Delivery; Delivery + Mesas; Express, e Satélite com valor de investimento inicial a partir de R$145 mil e faturamento bruto médio mensal entre R$70 mil a R$90 mil, conforme o modelo de negócio. O prazo de retorno varia entre 12 a 36 meses.
“A Fórmula tem como foco principal a agilidade na entrega do produto. Como os pedidos podem ser feitos no balcão da loja, aplicativo, telefone ou pelo próprio site, 85% dos pedidos chegam com menos de 30 minutos na casa do cliente. Inclusive, a pizza ou calzone levam em média 7 minutos para assar, ou seja, há uma rotatividade muito grande de pedidos, sem ficar esperando horas pelo consumo do produto”, afirma Mol.
A rede trabalha com uma central de atendimento única no país e fornece a maior parte dos produtos, insumos e ingredientes para as unidades através de uma cozinha central que atende todos os franqueados. Esse processo garante a qualidade dos produtos e padronização da rede.
Crescendo em ritmo acelerado
Com pouco tempo de atuação no franchising, desde 2016, a Fórmula Pizzaria se tornou a maior rede em número de unidades em pizzarias instaladas em Belo Horizonte (MG), cidade que também é berço da marca.
São nove lojas distribuídas por grandes bairros da capital mineira. Sem espaço para novas unidades em BH, Mol relata que as cidades vizinhas mineiras como Lagoa Santa e Sete Lagoas tem disponibilidade para receber a marca.
A Fórmula conta ainda com unidades ativas em Contagem; Nova Lima; Betim; Pouso Alegre; Divinópolis, e até o final de julho mais quatro unidades estão previstas para serem inauguradas, incluindo a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro, em Volta Redonda.
A marca projeta encerrar o ano com 30 unidades, entre capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador (BA), Curitiba (PR), entre outras, e faturamento anual de R$5 milhões.
“Nossa intenção é se tornar a maior rede de pizzarias do Brasil em 5 anos, com 250 unidades operando por diversas cidades do Brasil”, conclui o diretor executivo.