No ano em que comemora uma década de atuação no mercado brasileiro, o IGA – Instituto Gastronômico das Américas, maior rede de escolas de gastronomia e confeitaria do mundo, fará sua estreia na ABF Franchising Expo. A principal feira de franquias do Brasil acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 27 e 30 de junho.
A participação da rede argentina no evento faz parte da nova estratégia de expansão da marca no País, em especial nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. “Iniciamos no Brasil com vendas apenas a grupos de investidores argentinos com foco em conhecer cuidadosamente o mercado em diversas regiões do país. Agora, estamos focados em empreendedores individuais com capital inicial de R$ 300 mil e que enxergam o cenário gastronômico como uma opção interessante de investimento”, revela Luis Zemlenoi, diretor de expansão da rede. “Nada mais assertivo do que a visibilidade que a ABF Franchising Expo nos possibilita para alcançarmos as metas traçadas para 2018”, completa o executivo.
Para atrair as atenções dos visitantes durante o evento, o IGA terá uma cozinha experimental dentro do stand onde cursos rápidos, de 30 minutos, serão ministrados por chefs renomados, entre eles André Otero, Chef Executivo da rede, e Luiz Farias Chef Executivo da Bunge e eleito o melhor pâtisserie do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners, além de e sua equipe da Academia Bunge. No espaço haverá, também, aulas show com degustação. “Nosso objetivo é que os visitantes tenham uma noção mais real da estrutura dos nossos institutos”, comenta o diretor. “Para esses micro eventos dentro do stand, vamos contar com os grandes parceiros da rede, como Academia Bunge, Baden Baden, Eisenbahn, Pratica e Buzon”, revela Zemlenoi.
O IGA está presente no Brasil desde 2008 e conta com 46 unidades em operação em 14 estados: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No mercado internacional, além da Argentina, a rede está presente no Paraguai, Uruguai, Bolívia e EUA. No ano passado, registrou receita mundial superior a R$ 40 milhões e, em 2018, já vendeu quatro unidades, planeja a abertura de outras 16 e espera crescer 22% em receita. “A rede é muito cautelosa à expansão da marca. Buscamos crescer de forma cadenciada, dentro de uma realidade possível e por meio de potenciais franqueados conscientes a respeito do negócio. Prova disso é o índice nulo de fechamento de lojas”, completa Zemlenoi. Ainda, o IGA reúne alta maturidade em governança corporativa, o que o torna uma franqueadora pertencente à quarta geração, ou seja, conta com a presença do board da empresa em processos importantes para o desenvolvimento das unidades. O resultado impacta diretamente na lucratividade da franquia, que chega a ter uma taxa de rentabilidade entre 20% e 25% ao mês sobre o faturamento bruto.