O Espetto Carioca – rede de bares e restaurantes especializada em espettos – inaugura até o final de março sua primeira unidade no formato loja-container – com investimento inicial de R$ 150 mil –, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Esse modelo de franquia é a aposta da rede para entrar no segmento de serviços de postos de gasolina, como uma alternativa às lojas de conveniência, que possuem custo mais alto e ponto fixo.
“O container é um mini empório, que vai oferecer, além dos tradicionais espettos prontos para consumo, produtos congelados para os clientes fazerem o churrasco em casa”, explica Leandro Souza, presidente do Espetto Carioca.
Outra vantagem do lançamento é a mobilidade da loja, característica que permite a transferência de local caso o franqueado e a franqueadora optem em mudar de ponto. Na loja-container, os clientes vão poder comprar produtos congelados para fazer seu churrasco em casa e diversos produtos personalizados, como por exemplo: farofa, molhos, tábua de carne, entre outros itens. As próximas unidades desse novo modelo de negócio devem entrar em operação ainda no primeiro semestre, na Barra e na Zona Norte.
Com a inauguração dessa unidade em Vargem Grande, o Espetto Carioca se firma um dos melhores negócios do mercado de franquias. Em 2017, o faturamento da rede foi de R$ 68 milhões, um crescimento de 4% frente o ano de 2016. Para 2018, a marca espera um aumento de 17% no faturamento e prevê inaugurar 14 novas unidades.
A marca dispõe diversos modelos de franquias, como por exemplo: container, quiosque, fast e bar e restaurante. Cada proposta de franquia foi pensada para atender aos mais variados tipos de franqueados e se adaptam a qualquer ambiente.
Atualmente, o Espetto conta com 30 unidades: 27 no Rio, uma em Juiz de Fora (MG) e outras duas no interior de São Paulo, uma em Piracicaba e agora Campinas.
NOSSA HISTÓRIA
“Quando voltei dos Estados Unidos, após uma temporada de muito trabalho por lá, resolvi que deveria investir minhas economias na abertura do meu próprio negócio. Levei mais ou menos um ano para entender o que poderia abrir, o que seria o diferente naquele momento aqui no Brasil. Como eu gostava muito de churrasquinho, chamei dois amigos e tive a ideia! Por que não tirar esse espeto da rua e levar para uma loja transada? Depois que abri o primeiro, como uma microempresa individual, e dois amigos. Nosso intuito foi sofisticar o espeto!”, revela Leandro Souza, sócio fundador do Espetto Carioca.
No final de 2009, o empresário encontrou ponto com grande potencial, no condomínio Barra Sul (Recreio – Zona Oeste), onde o total de moradores atingia 20 mil pessoas. O sucesso foi imediato, a partir da primeira unidade, a marca começou a receber propostas de amigos que queriam abrir novas unidades. A segunda loja veio dois anos depois, e a terceira, em 2012. Ambas na região do Recreio dos Bandeirantes, RJ, momento em que a marca ficou realmente conhecida pelo grande público.
Vislumbrando o potencial desse nicho de mercado, Leandro Souza e os sócios começaram a fazer alguns cursos de franquia e contrataram uma empresa, que levou pouco mais de um ano para formatar o modelo de negócio do Espetto Carioca. Em 2012, a marca ingressou no sistema de franquias.