O Mercadão dos Óculos, rede de franquias de óticas, fechou 2017 com um faturamento de R$ 80 milhões, o maior desde o início das atividades de franchising, em 2013, e 70% superior em relação ao de 2016. No ano passado, a marca inaugurou 54 franquias e, atualmente, conta com 190 unidades.
O resultado positivo é reflexo da estratégia da empresa em diferentes ações, tais como investir em regiões até então não exploradas pela marca; o lançamento de produtos com preços que variam entre R$ 19,90 e R$ 239,90, e de uma coleção assinada pela apresentadora e jornalista Chris Flores; e os cases de sucesso, que fazem os franqueados apostarem em novas lojas.
Em 2018, a estimativa é de obter um faturamento de R$ 100 milhões em toda rede. “Buscamos o crescimento ainda maior de franquias, mas não necessariamente de franqueados, fortalecendo ainda mais a marca e a rede como um todo”, afirma Gustavo de Freitas, diretor executivo do Mercadão dos Óculos.
Para este ano, Freitas planeja inaugurar 70 novas franquias em diferentes regiões do Brasil, além de lançar novas coleções acompanhando as tendências nacionais e internacionais de moda, como produtos clip-on (óculos com dois pares de lentes), solares espelhados e coloridos, aros finos, dentre outras.
A projeção para o setor de franquias em 2018, de acordo com dados preliminares da Associação Brasileira de Franchising (ABF), é positiva. A entidade estima um crescimento de 9% a 10% de faturamento, 3% em número de unidades, além de outros 3% em geração de empregos.
Para ser um proprietário de uma franquia da marca o investimento inicial varia entre R$ 95 mil e R$ 115 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.