Conquistar seu espaço é difícil, exige talento, esforço, dedicação. E completar 34 espaços? Calma, não entendeu? Estamos falando de espaços de propaganda em saquinhos de pão! Entendeu menos ainda?
Bem, talvez seja melhor a gente deixar nosso entrevistado, o Raphael Mattos, Diretor Executivo da PremiaPão, explicar melhor.
Mas antes, alguns dados sobre a franquia.
A PremiaPão é uma empresa especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão, divulgando marcas e produtos diretamente ao público-alvo.
Essa ideia inovadora tem como objetivo um maior engajamento do consumidor com as marcas divulgadas, gerando resultados significativos para o anunciante, quando comparados a outras mídias convencionais.
Além disso, a PremiaPão também tem um compromisso com o meio ambiente: seu produto de eco-mídia promove o combate ao desperdício e poluição de sacos plásticos e outros materiais de mídia não biodegradáveis.
Mas como tudo isso começou? E quais os benefícios oferecidos aos franqueados? Confira a seguir.
Mapa das Franquias: Como surgiu a PremiaPão e como a franquia funciona?
Raphael Mattos: A empresa surgiu após os diretores investirem em uma empresa do segmento e perceberem que faltava muito para conseguirem trabalhar e ter sucesso no ramo de publicidade em sacos de pão, pois havia desorganização, falta de suporte e orientação em vendas.
Por isso, decidiram criar uma empresa que agregasse esse e outros fatores para suprir totalmente as necessidades dos franqueados. Foi assim que surgiu a PremiaPão Franchising, que se destaca no segmento por oferecer uma premiação nacional mensal, suporte diário, Universidade Corporativa on-line e ainda um aspecto social e sustentável. A franquia oferece ao franqueado a oportunidade de atuar com a venda de módulos na região escolhida. O objetivo é completar os 34 espaços no saquinho de pão, fidelizar os clientes anunciantes, fechar parcerias com as padarias e depois fazer a distribuição.
Mapa das Franquias: Por que a marca optou por franquia ao invés de contratar vendedores?
Raphael Mattos: É importante distinguir que no caso da franquia, a pessoa vai se tornar um empreendedor. A PremiaPão busca empresários para atuar em um negócio próprio. No caso do empresário franqueado, ele pode escolher trabalhar na linha de frente (como vendedor) ou agregar vendedores ao negócio, para dividir a função ou para assumir essa função com a “supervisão” do franqueado.
Portanto, existe essa diferença entre o trabalho com franquia (empreendedores) e o trabalho contratando vendedores. A PremiaPão conseguiu criar um modelo ideal de negócios no segmento de saquinhos de pão. E por conta desse “sucesso”, a marca quis expandir essa atividade para os demais empreendedores do Brasil, oferecendo-os uma oportunidade para trabalhar em um mercado aquecido, com potencial e que realmente funciona. Se a opção fosse contratar vendedores, o trabalho realizado não iria atingir as pessoas da forma que os diretores dessa franquia esperavam.
Mapa das Franquias: O franqueado precisa saber vender? Há uma meta para cada um?
Raphael Mattos: Ele não precisa saber vender, pois com a Universidade Corporativa o franqueado vai receber todo o treinamento necessário, onde vai conseguir ir a campo e realizar as vendas dos anúncios. A principal função dele é vender os anúncios, ou seja, preencher os módulos por meio de anúncios.
Temos um plano de meta, que vai consagrar os franqueados de acordo com as produções de tiragens. A meta de produção vai de cada um, mas existem bonificações para quem atingir determinados títulos ao longo da trajetória na franquia.
Mapa das Franquias: Que tipo de treinamento é dado e como é o acompanhamento da operação no dia a dia?
Raphael Mattos: Oferecemos o treinamento on-line por meio da Universidade Corporativa, com mais de 180 vídeos explicativos, com diversos temas úteis para a atuação do franqueado. Além disso, oferecemos hangouts (com o diretor de Suporte da empresa) e suporte diário com a equipe de suporte da PremiaPão.
Mapa das Franquias: As expectativas da marca para 2017 foram atingidas?
Raphael Mattos: Sim, foram totalmente correspondidas.
Mapa das Franquias: A rede cresceu no ano em número de lojas (considerando as que abriram – as que fecharam)? E quais os planos para 2018?
Raphael Mattos: Crescemos além das nossas expectativas. Vamos encerrar 2017 com um saldo positivo de 300 franqueados. E os planos para 2018 são melhorar ainda mais e continuar oferecendo uma oportunidade de sucesso para os empreendedores. A intenção é que a rede dobre esse número e alcance 600 franqueados em todos os estados do Brasil.