O famoso “test drive” que muitas concessionárias de veículos fazem para que os compradores possam testar o carro que desejam comprar, também está disponível em oportunidades de negócios, como em algumas franquias.
Mudar de vida e comprar uma franquia é uma decisão importante, que requer muita pesquisa e cuidados. Então, por que não conhecer melhor aquele negócio antes de decidir se é isso mesmo que as pessoas desejam para os próximos anos de suas vidas?
O test drive normalmente é um dia onde o candidato à franquia acompanha todos os processos do negócio, desde o horário de abertura, até o fechamento da loja. Ele acompanha a abertura do caixa, a limpeza, eventual contagem de estoque, preparação de tudo o que vai ser vendido, até a prospecção de clientes. Tudo isso para ter certeza de que realmente quer ter essa rotina diária de trabalho, se resolver comprar a franquia.
Na Anjos Colchões, rede de franquias de colchões e estofados, para ser um franqueado é necessário passar por um processo de ambientação, que consiste em conhecer todo o processo de fabricação estrutura de negócio e suas particularidades. Só depois desse período o candidato a franqueado da rede pode firmar o interesse na franquia.
“Após essa etapa a franqueadora irá avaliar o perfil do candidato e verificar se ele possui afinidade com o sistema de gestão da rede. Uma vez aprovado, é hora do treinamento, que tem duração de 10 dias e abordam aspectos teóricos e práticos para se tornar um franqueado da rede”, explica Claudinei dos Anjos, diretor Anjos Colchões.
Na franquia de pizzarias delivery Dídio Pizza, o test drive acontece da mesma forma. O candidato passa um dia “comandando” uma das pizzarias da rede para ver como funciona o trabalho em todas as etapas, para enfim decidir se realmente deseja ser um franqueado. Todo o processo acontece em uma unidade franqueada para que um franqueado mais antigo da rede possa passar toda sua experiência para o interessado.
O test drive serve para que o candidato selecione a franquia que deseja e não o contrário e faz toda a diferença na tomada de decisão pela franquia, pois faz com que o investidor se sinta mais seguro quanto a investir ou não em um negócios que será seu pelos próximos anos e se realmente tem afinidade com ele.