A paixão do brasileiro pelo futebol se iniciou em 1894 quando Charles Miller, que estudava na Inglaterra, teve seu primeiro contato com o esporte e, encantado com os jogos, regras e tamanha a novidade, trouxe uma bola e as regras para o Brasil. A partir de então, o Brasil se tornou o país do futebol ficando no lugar da Inglaterra (onde o esporte foi inicialmente criado). Tamanha paixão se deu com a conquista de 5 Copas do Mundo e uma legião de clubes que foram criados no Brasil que arrastam torcedores de todos os cantos.
A torcida do Flamengo mantém a maior torcida de todo o Brasil com 16,2% de participação. Em segundo lugar está o Corinthians com 13,6%, analisando por número de torcedores a diferença é de quase cinco milhões. O Clube São Paulo, mantém seu terceiro lugar no ranking de torcidas, com 6,8% de participação, segundo pesquisa realizada pelo LANCE!-Ibope, em 2014.
O ranking da pesquisa mostra que o Flamengo está em primeiro lugar com 32,5 milhões de torcedores; 2º lugar, Corinthians com 27,3 milhões; 3º está o São Paulo com 13,6 milhões; 4º com 10,6 milhões de torcedores está o Palmeiras e em quinto lugar encontramos o Vasco com 7,2 milhões de torcedores. Seguindo, encontramos os times: Atlético-MG; Cruzeiro; Grêmio; Inter; Santos; Fluminense; Bahia; Botafogo; Vitória e Sport.
Pensando nesse público, no final de 2012 foi lançada no mercado a rede de franquias Loja das Torcidas, especializada em artigos esportivos licenciados e presentes com mais de 12 mil itens dos maiores clubes do mundo. Além do futebol, outras modalidade esportivas foram sendo inseridas no mix de produtos da rede. São produtos licenciados de todos os esportes que fazer parte da vida de um bom torcedor como: MMA, Running, Voleibol, NFL, NBA, MLB e muito mais.
“Os principais artigos que são procurados e podem ser cada vez mais explorados são, com toda a certeza, os artigos ligados ao futebol, devido à grande paixão nacional. Porém buscamos diversificar nosso mix para que o nosso negócio, que é único, agrade a todos os públicos”, conclui David Salgado, diretor de expansão da rede.
“Percebemos que a paixão pelo esporte faz parte da história do brasileiro. A adrenalina durante a competição, as vitórias comemoradas, as derrotas engasgadas, tudo fascina e faz o torcedor permanecer, fielmente, junto ao clube/esporte do coração. Mas torcer é pouco, as pessoas precisam sempre demonstrar essa devoção, seja no símbolo na camisa que veste o peito, na meia que aquece os pés ou na chave que abre a casa e liga o carro, afinal, a paixão está nos detalhes”, salienta Salgado expressando a potencialidade que se encontra no mercado dos esporte movido pela paixão do torcedor.
Grandes torcedores caminham com grandes oportunidades
O crescimento intenso dos grupos de torcedores de todas as modalidades nos mostra onde seriam os melhores locais para que a Loja das Torcidas implantasse alguma de suas lojas, já que o público-alvo da rede são os apaixonados por esporte que consomem os produtos oferecidos pela rede.
O mercado industrial de artigos esportivos vem crescendo em razão da grande quantidade de esportes que são praticados no País segundo a ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria do Esporte). Segundo a Associação, o Brasil conta com mais de 7 mil lojas especializadas no setor esportivo e outras 14 mil vendem algum item relacionado. O faturamento anual deste segmento é de R$ 4,73 bilhões.
O meio esportivo desperta paixões e rende excelentes fins lucrativos ao negócio. Para melhor entendimento, somando as dez maiores torcidas do Brasil adicionam mais de 120 milhões de consumidores. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) o segmento de esporte cresceu no último ano e seu faturamento chegou a 15% em 2016, sendo que em 2015 chegou a faturar R$ 25 bilhões. Ainda segundo a Associação, o segmento representa 18% do faturamento do setor de franquias.
A expectativa e principal plano de expansão da Loja das Torcidas são de 20 unidades para o início de 2018 em todo o país. “A rede está trabalhando os detalhes para o processo de expansão, escolha de novos franqueados e pontos estratégicos para abertura das lojas. Oferecemos planejamento e produtos de primeira qualidade que não serão encontrados em nenhum outro lugar, buscamos investidores/franqueados com perfil comercial, amantes de esporte e com uma vontade imensurável de crescer e atingir todos os seus objetivos”, completa o diretor.
Com um layout moderno e arrojado, o espaço ideal para a implantação de uma unidade é dentro dos shoppings. “Diversos locais são estudados para implantação de futuras unidades, shoppings estão entre os preferidos devido ao grande fluxo de pessoas, e por ser considerada uma loja de presentes, a Loja das Torcidas atende perfeitamente esse público de shopping, que gostam de ir e vir e presentear.”
Entre os Estados que estão no alvo da rede estão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e todo o Nordeste que excelente potencial para o negócio.
Suporte constante
No sistema de franquias, o franqueado Loja das Torcidas não só terá o seu próprio negócio mas fará parte de uma rede que tende a crescer cada vez mais e se fortalecer. Consequentemente, é um negócio que cresce e se fortalece.
“Com marca forte, o investidor já tem um bom caminho percorrido para garantir seu sucesso. Ainda contará com o apoio constante e permanente da franqueadora, que estará sempre à disposição para orientar, trazer novidades, fazer campanhas de captação e fidelização de clientes, treinamentos para toda a equipe e aperfeiçoamento constante. Além disso, há o “network” proporcionado pela troca de informações e boas práticas que ocorre entre os próprios franqueados, seus companheiros de rede espalhados por todo o país”, explica Salgado.
Além da bandeira (utilização da marca) e do know-how para sua utilização, o franqueado tem direito ao Treinamento de Gestores e um Manual de Operações com todas as dicas e informações importantes para se conduzir o negócio. Também existe um completo sistema de gestão, um site que recebe investimentos constantes para atrair visitas em grande monta, uma criativa agência de marketing para a produção de artes e anúncios, assessoria de imprensa para promover a publicação de matérias em mídias diversas e, por fim, o suporte da franqueadora em campanhas comerciais e outras formas de maximização de lucros.
“Oferecemos todo o auxílio necessário para o franqueado, desde o momento da implantação até quando o negócio já está em operação, oferecendo assim grandes estímulos para o investimento na Loja das Torcidas, temos um custo reduzido de operação; investimento compatível com a estrutura oferecida; taxa de conversão de 80% por cliente atendido; treinamentos operacionais; mercado potencial e em amplo crescimento e orientação quanto à escolha do ponto comercial”, detalha o diretor de expansão.
Marketing na palma da mão
A intensa paixão pelo futebol faz com que multidões se unam, assistam aos jogos, vibrem com cada resultado e comemorem a cada partida.
Fortalecendo o marketing da rede, em 2016 a Loja das Torcidas lançou o aplicativo “Palpite Campeão”, onde os torcedores se cadastram e podem fazer seus palpites nos jogos do Campeonato Brasileiro e concorrer a prêmios. Para participar basta baixar o aplicativo no PlayStore ou acessar o site. O aplicativo recebe palpites dos jogos que ocorreram durante cada rodada no Brasil todo. O vencedor de cada rodada leva uma bola exclusiva do Brasileirão; no prêmio mensal, o maior pontuador leva uma camisa oficial do seu time e o prêmio final que é dividido em três categorias: 1º lugar recebe um Xbox One e um game Fifa 18; o 2º colocado ganha uma TV LED 32 polegadas; e o 3º leva pra casa uma camisa oficial.
Todo o Campeonato Brasileiro movimenta cerca de R$1,43 bilhões, sendo um dos maiores e mais ricos campeonatos.