Para quem deseja ter o seu próprio negócio, uma boa notícia: de acordo com informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de franquias cresceu 6,8% no segundo trimestre de 2017, tendo em comparação o mesmo período de 2016.
O segundo trimestre deste ano faturou R$ 37,6 bilhões diante de R$ 35,2 bilhões faturados nos mesmos três meses do ano passado. E quando se leva em consideração o resultado do setor no primeiro semestre de 2017, o faturamento chegou a R$ 74,4 bilhões, ou seja, 8% maior que os R$ 68,9 bilhões dos primeiros seis meses de 2016. “Embora os cenários políticos e econômicos brasileiros ainda não sejam como o de anos anteriores, o segmento de franchising apresentou um crescimento positivo. E isso ocorreu devido a fatores como, por exemplo, os saques das contas inativas do FGTS, que colaborou para uma recuperação moderada da economia no país”, explicam o diretor da English Talk, César Lucchesi.
Os números divulgados pela ABF mostram que, apesar de toda cautela que ainda se observa, o setor de franquias continua em expansão. “O momento é propício para quem quer empreender com este modelo de negócio. E as franquias são uma opção que conta com suporte, treinamento e know-how de uma marca que, geralmente, já estão no mercado há algum tempo”, afirma Lucchesi.
Os segmentos são os mais diversos e, entre eles, está o de educação. Segundo César Lucchesi, trata-se de uma boa opção para quem tem interesse em abrir uma unidade de ensino profissionalizante ou de uma escola de idiomas. Abaixo, ele lista algumas características que o futuro empreendedor deve ter para abrir uma franquia de inglês, por exemplo.
1 – Afinidade com o produto e marca
Esse é o primeiro passo para quem deseja gerar um maior alinhamento no futuro. Isso será fundamental para realizar e conquistar resultados importantes para franqueados e franqueadores.
2 – Habilidade para controlar a área financeira
Qualquer que seja o segmento e o valor da franquia, é preciso ter atenção no que se refere às finanças. Como se sabe, o devido controle envolve desde o valor utilizado como investimento inicial quanto o montante disponibilizado para o capital de giro e demais despesas. Isso é necessário para a plena operação do negócio.
3 – Habilidade de lidar com as pessoas
Seja como cliente ou como atendimento, o contato com pessoas é um dos grandes desafios de quem trabalha com ou para o público. Quanto mais desenvolver essa capacidade, maiores (e melhores) serão as chances de sucesso do negócio.
4 – Dedicação e disciplina
Assim como em qualquer atividade, ser dedicado e disciplinado ajuda tanto no crescimento quanto no desenvolvimento pessoal e profissional.
5 – Saber seguir regras
Ter tal capacidade será essencial para estar alinhado aos padrões da marca, bem como às diretrizes do planejamento e, consequentemente, ao sucesso do negócio.