Aquecer o mercado e agradar as crianças. Essa foi a métrica utilizada para criar mais uma data comemorativa no mercado brasileiro que vem apostando no calendário para deslanchar as vendas em todos os segmentos.
A Loja das Torcidas, rede de franquias de artigos esportivos e souvenirs, também aposta na data para elevar o faturamento com produtos que agradam crianças e adultos que se veem crianças em meio a tantos artigos esportivos e, principalmente, da paixão nacional, o futebol.
“Os pais buscam incentivar seus filhos a praticar qualquer esporte, mas na maioria das vezes o incentivo é maior em relação ao futebol, já que os pais querem sempre o apoio do filho na torcida pela time do coração”, conta David Salgado, diretor de expansão da rede.
A rede oferece diversos produtos que vão fazer a cabeça das crianças na data. Roupas; uniforme dos times; squeezes; jogos; bola, cofres que vem acompanhado com urso de pelúcia; estojos em formato de chuteira; canetas infantis; bonés; bolsas exclusivas para carregar chuteiras e uniformes; mochila escolar internacional; chinelos a partir do número 33; quebra-cabeça de estádio em formato de maquete; porta brinquedos; jogos de copos 3D, entre outras inúmeras opções.
Os produtos mais procurados pelos torcedores, pais e filhos são as roupas tanto para os bebês quanto para aqueles que já estão mais crescidinhos e muitas vezes escolhem seu próprio presente ao entrar em uma das unidades da rede. Os valores dos produtos infantis vão de R$49,90 a R$324,00.
“As crianças gostam de praticar esporte, buscam por acessórios e mostram-se, na maioria das vezes, interessada pela prática do mesmo, mas nada supera a busca dos pequenos para adquirir um produto relacionado ao seu time amado”, finaliza David.
Segundo a ACSP – Associação Comercial de São Paulo as vendas do varejo paulistano devem crescer em média 3% neste Dia das Crianças com relação ao mesmo período no ano anterior. De acordo com o segundo balanço realizado neste ano, na primeira quinzena do mês de Setembro as vendas tiveram um aumento médio de 3,8%.
Torcedores mirins
Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha e pelo professor de administração e marketing, Rodolfo Ribeiro, existe no mercado e nas academias um entendimento de que todas as crianças decidem para que clube vão torcer pelo resto de suas vidas entre os 6 e 10 anos. O Professor finalizou com a conclusão de que durante essa idade os principais fatores predominantes são: O time para que os familiares desta criança torcem, a intensidade de como os familiares torcem para este time em questão, e por fim, a quantidade de títulos conquistados por este time; os principais ídolos que este time tem e suas performances.
Curiosidade
Comemorado em 12 de Outubro desde 1924, o Dia das Crianças foi criado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, mas foi o presidente Arthur Bernardes pelo decreto nº 4867 que oficializou a data.
A data tornou-se realmente oficial quando a Fábrica de Brinquedos Estrela realizou uma promoção com apoio da Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” a qual seria utilizada especificamente para aumento das vendas, depois foi criada a semana da criança e por fim, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para acontecer às promoções e alavancar as vendas, fazendo ressurgir o antigo decreto de 1924, desta maneira deu certo e desde então o Dia das Crianças tem a data correta e é comemorado com muitos presentes e carinho.
Segundo levantamento realizado pela Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo, a cidade de São Paulo (SP) é considerada o maior mercado de vendas e giro para a indústria de brinquedos do Brasil, trazendo 33% das vendas. Atrás da capital paulista está a cidade do Rio de Janeiro com 9,8% das vendas, seguida da cidade de Minas Gerais que conta com 8,3, Santa Catarina com 6,6% das vendas e por fim, a cidade do Paraná, com 6% das vendas. De acordo com o presidente da Associação, Synésio Batista da Costa, para este ano de 2017 a indústria de brinquedos espera o crescimento de 10%, mesmo perante a crise econômica que ainda se mantém já que o brinquedo é desagregado dos problemas econômicos.
De acordo com o diretor da Expo Toys, Alexandre Torres de Carvalho, o Dia das Crianças é considerado a melhor data em vendas para o segmento de brinquedos. Nestas datas comemorativas, principalmente o Dia das Crianças, as famílias brasileiras costumam presentear seus filhos e outras crianças próximas, o que sustenta o mercado de brinquedos mesmo em fase de crise econômica.