A Blue Sol Energia Solar, empresa pioneira especializada no desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica, capacitação de empreendedores e mão de obra para o setor – e agora franqueadora -, comemora a abertura de sua primeira unidade franqueada da região da Grande São Paulo, localizada em Alphaville, Barueri. Trata-se da 5ª unidade da marca a entrar em operação dentro do plano de crescimento que prevê chegar a 20 franquias até o final de 2017.
A franquia Blue Sol Energia Solar Alphaville inicia operações no mês de agosto sob o comando de José Guilherme Novaes, que foi, durante anos, executivo de uma grande empresa de telefonia, mas sempre teve vontade de empreender em uma área que combinasse inovação, sustentabilidade, qualidade e estilo de vida. “Estou satisfeito e muito empolgado por fazer parte da Blue Sol Energia Solar. Acredito muito no mercado de energia solar fotovoltaica e acompanho há anos o seu desenvolvimento. O potencial para a região de Alphaville, Barueri, Santana do Parnaíba, Cotia, Jandira, Itapevi e Carapicuíba é enorme. Queremos levar aos moradores dessas regiões mais qualidade de vida, bem-estar, modernidade, valorização aos seus imóveis e, principalmente, sustentabilidade, que são conceitos que essas pessoas já buscam no dia a dia”, avalia Novaes.
Com investimento aproximado de R$ 300 mil e expectativa de retorno do investimento em até 24 meses, o negócio nasce com um planejamento que prevê a instalação de 66 projetos por ano pela unidade. De acordo com Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, algo totalmente viável. “O mercado é promissor. São 75 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil e 8 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. A previsão oficial é que, em 2024, seja 1,2 milhão Se isolarmos somente a região de atuação da unidade franqueada, temos mais de 1 milhão de consumidores de energia, número importante”, avalia.
A unidade Alphaville da Blue Sol Energia Solar está instalada no Shopping Flamingo, que é tradicional na região, muito bem localizado e tem excelente fluxo de pessoas. A loja fica no segundo piso do mall. Segundo Cafolla, a franquia fica responsável pelas vendas e instalação dos sistemas. A franqueadora, por sua vez, cuida da elaboração dos projetos, fornecimento dos equipamentos, logística e conexão com as distribuidoras de energia elétrica.
Expansão da marca
Cafolla também informa que a meta da Blue Sol Energia Solar é chegar a 200 unidades franqueadas até o final de 2020. Para isso, mira cidades na região Sudeste, como São Paulo, Campinas (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG); na região Centro-Oeste, como Goiânia (GO), Brasília (DF); no Sul do país, como Curitiba (PR) e Londrina (PR); e no Nordeste, como Fortaleza (CE) e Natal (RN). Todos esses centros foram definidos com base em estudos feitos pela franqueadora, que avaliou o potencial de cada uma das cidades em uma série de aspectos para a viabilidade do negócio.
Para 2017, a meta é chegar a 20 franquias. O objetivo é instalar outras 4 unidades no estado de São Paulo. Para isso, a rede busca franqueados por meio de uma seleção bastante criteriosa. “Apesar de muito promissor, operar um negócio nesse setor não é como comercializar produtos ou serviços convencionais e gerir empresas de outras áreas comuns ao segmento de franquias. Temos nas mãos um produto e um serviço que exigem conhecimento técnico. Além de tudo, estamos trabalhando na mudança e criação de cultura das pessoas. Por isso, buscamos franqueados com perfil de gestor, conhecimento técnico e comercial para atuar em um setor novo, mas muito promissor”, explica Cafolla, que aposta e acredita no potencial da marca e do setor, especialmente pela inovação, no segmento de franquias.