Com mais de 18 anos de trajetória, a Lista Mais – plataforma que conecta negócios locais a potenciais clientes, focada em micro, pequenos e médios negócios, além de profissionais liberais – dá mais um grande passo para a consolidação da empresa, a marca que faturou R$ 6,6 milhões e apresentou crescimento de 26% em 2016, entra no segmento de franquias para expandir sua operação para todo o território nacional. A previsão da rede é chegar a 24 unidades até 2018 e movimentar R$ 7 milhões até dezembro deste ano.
A dificuldade de pequenos e médios empreendedores de encontrarem potenciais clientes regionalmente levou a Lista Mais a criar uma plataforma focada na conexão de negócios locais a consumidores. “Esse é um nicho pouco explorado pelo segmento, embora segundo levantamento do Google mais de 98% das pessoas procurem informações de empresas na internet, esses empreendedores enfrentam dificuldades, pois normalmente dispõem de baixo investimento e pouco conhecimento para manusear ferramentas de publicidade como as do Google”, comenta João Paulo Gonçalves, fundador da Lista Mais.
O modelo de negócio da empresa tem investimento inicial que varia de R$ 450 mil a R$ 600 mil, com faturamento médio mensal de R$ 150 mil, rentabilidade de aproximadamente 25%, e prazo de retorno entre 24 e 36 meses. “O ponto de equilíbrio da franquia é atingido no prazo de apenas um ano”, comenta João Paulo. O franqueado precisa de um escritório e uma equipe comercial, pois são esses vendedores que farão a captação de novos clientes. Cada cidade pode receber apenas uma unidade da rede.
As cidades prioritárias listadas inicialmente no plano de expansão da empresa estão localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Rio Claro, Piracicaba, Bauru, Marília, Assis, Londrina e Maringá.
Serviços
A base de dados da empresa é alimentada constantemente por uma equipe que realiza cerca de 400 atualizações diárias. Atualmente, a Lista Mais conta com uma base de 3 milhões de empresas, e mais de 30 milhões de acessos anualmente. A plataforma disponibiliza para clientes e usuários diversas funcionalidades como a comunicação via whatsapp, facebook, e-mail e telefone, além da possibilidade de solicitação de orçamento para várias empresas simultaneamente.
Já para os empreendedores, a empresa fornece todo o suporte para a comunicação com os clientes como a criação de anúncios, com o desenvolvimento de uma página customizada dentro da plataforma, criada por designers e produtores de conteúdo, que colhem todas as informações necessárias junto aos empreendedores. “Nós enviamos até fotógrafo, para aqueles empresários que não têm nenhum material para divulgação”, comenta João Paulo.
O serviço custa entre R$ 1,2 mil e R$ 6 mil, a depender do plano escolhido, porém o valor pode ser parcelado em até 12 vezes, gerando para o empreendedor um custo de cerca de R$ 100 por mês.