Nunca esteve tão fácil pedir comida no conforto de casa. Esse hábito cada vez mais comum entre os consumidores, cresce em números assustadores pelo país. Esse crescimento acelerado está associado às tecnologias, que traz comodidade para quem compra, e também por uma maior diversidade de restaurantes que oferecem o serviço. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery de alimentos movimenta bilhões na economia brasileira.
Henrique Mol, diretor executivo da Fórmula Pizzaria, rede de franquias especializada no mercado tradicional de pizzas, conta que 30% dos pedidos das unidades são através dos aplicativos. Fato este que gerou 20% a mais nas vendas dos produtos oferecidos pela rede, na qual possibilita que o cliente consiga fazer os pedidos por telefone, site, balcão da unidade e aplicativos como Ifood e Pedidos Já.
As empresas estão apostando que encomendar comida online vai se tornar um hábito mais comum com o aumento do uso do smartphone. O iFood, aplicativo líder no Brasil e controlado pela empresa brasileira de tecnologia Movile, recebe em média 1,1 milhão de encomendas por mês. A base de restaurantes cadastrados também tem aumentado.
As unidades da Fórmula Pizzaria começaram a atender pedidos online desde sua entrada no franchising em 2016. Desde então, vem superando as expectativas do empresário que investiu alto neste novo modelo de serviço digital.
Tecnologia ao alcance
O uso do aplicativo possibilita ao cliente no momento de fazer a compra visualizar o cardápio com imagens dos produtos oferecidos que o auxilia na escolha. “Tem sido um ótimo recurso para atrair ainda mais a atenção do consumidor que prefere não sair de casa”, ressalta Mol.
O sistema é prático: o usuário seleciona o que quer no cardápio virtual, confirma o pedido e escolhe a forma de pagamento, que pode ser direto ao entregador ou on-line, no cartão de crédito.
O empresário salienta ainda que a parceria com aplicativos como Ifood e Pedidos Já é bem interessante no modelo de negócio e destaca pontos chaves como: Possuir uma base de clientes consolidada. Com isto, quando ocorre a inauguração de novas unidades, é possível fazer a operação, iniciando em ritmo acelerado em faturamento tornando mais fácil o ponto de equilíbrio. “Temos excelentes relacionamentos com estes aplicativos, principalmente o Ifood, o qual já realizamos campanhas em rádio juntos, melhor posicionamento no aplicativo e ajuda com experiências de mercado”, avalia Henrique Mol.
A utilização dos aplicativos vem aumentando consideravelmente no formato delivery, pela comodidade e facilidade de ter vários estabelecimentos em um único ambiente. E o serviço delivery é o foco principal da rede Fórmula Pizzaria, na qual 75% são exclusivos a este tipo de serviço oferecido pela marca.
Se a encomenda demora mais do que o prometido, é possível avisar a central de atendimento do app para identificar o problema. “A unidade informa o tempo médio de entrega, baseado na demanda, dias ou casos pontuais. Mas caso o tempo seja ultrapassado, o cliente pode ligar pelo próprio aplicativo para a loja. Pelo fato dos clientes avaliarem as empresas, através de pedidos realizados, existe uma preocupação das empresas no aplicativo em terem boas notas, comprometendo-se mais no bom atendimento”, conclui Henrique Mol.
Será que futuramente o uso de app irá aposentar o telefone na hora escolher um pedido?