Crescer, mesmo em tempos de crise. Assim foram os últimos três anos para a rede Domino´s Pizza, que em outubro inaugura a loja de número 200 no país com a presença do CEO mundial da marca, o americano Patrick Doyle. O mercado brasileiro é considerado pelos executivos da master franqueadora norte-americana o segundo em importância nas Américas, crescendo atrás somente do Canadá. Para continuar nessa trajetória ascendente, a Domino´s Brasil anuncia investimento de R$ 5,5 milhões num novo sistema operacional para ponto de venda e controle.
O “Pulse” foi desenvolvido pela Domino´s Internacional e já está sendo utilizado por 80% da rede em outros países. Os sistemas informatizados de gerenciamento de informações são projetados para melhorar a eficiência operacional, reduzir o tempo de preparo dos pedidos e do delivery, além das despesas administrativas das lojas.
O Pulse permite identificar qualquer variável de performance discrepante da média da rede e da própria unidade. Assim, é possível ajustar o problema identificado pelo sistema, seja em relação a tempo de atendimento, tempo de preparo, de saída de loja, entre outros. As unidades que já possuem a ferramenta implementada têm uma performance, em média, de 10 pontos percentuais de entregas dentro do tempo. Além disso, o Pulse serve como base para o sistema de e-commerce mais moderno do mundo para pizzarias, que é o GOLO.
“Esperamos com esse novo sistema ganhos em lucratividade para a marca. O franqueado terá controle sobre os custos de alimentos e poderá também dividir boas práticas, compartilhar ideias com os 13 mil restaurantes espalhados pelo mundo. A ferramenta de ponta facilita também uma maior capacidade de absorver os pedidos online”, afirma o diretor geral da Domino´s Brasil, Edwin Jr.
A rede brasileira, controlada pelo Grupo Trigo desde 2005, já ganhou quatro vezes consecutivas o prêmio máximo da marca, o Gold Franny Awards, concedido pela Domino´s Pizza Internacional (DPI) aos melhores master franqueados do mundo. São avaliadas as operações locais, crescimento de vendas e abertura de novas lojas nos países fora dos EUA.
Em 2017, a Domino´s Brasil segue apostando numa expansão com diferentes modelos de negócios para cada região. Essa estratégia – aliada a uma forte política de preços promocionais – permitiu à marca um expressivo crescimento nos últimos três anos, tanto em número de lojas quanto em faturamento total. Desde 2013 está acima de dois dígitos ao ano.
Enquanto nas capitais do Nordeste a Domino´s abriu unidades com salão, atraindo clientes como opção de “fast food casual“, nas capitais do Sudeste apostou no modelo delivery, que ganhou força na crise como opção de comida barata em casa e é o DNA da marca. Algumas capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contam ainda com os modelos Store in Store (loja compartilhada com a rede Spoleto, também do Trigo) e lojas em praças de alimentação de shoppings.
Para o diretor brasileiro Edwin Jr., “Estamos performando bem na crise porque temos uma marca internacional sólida e conseguimos entregar para o cliente um produto de alta qualidade, a um preço justo e com uma velocidade sem igual”, avalia. A projeção da rede para 2017 é abrir mais de 40 lojas em 2017. As regiões de maior interesse para novas franquias são Norte, Nordeste, Sul, Minas Gerais, e Centro-Oeste. Atualmente a rede conta com 185 unidades abertas.