Recém nomeado Boardriders o grupo, já consolidado no Brasil e no mundo, é composto pelas marcas Quiksilver, Roxxy e DC Shoes e busca investidores em cidades como Salvador, Fortaleza e Maceió para a abertura de novas unidades. Segundo o SEBRAE atualmente existem três milhões de praticantes de surfe no Brasil e 30 milhões de consumidores do segmento.
“O nordeste representa um mercado com grande potencial para os produtos do grupo. Principalmente nas cidades a beira mar existe uma identificação grande com a cultura do surf. Por isso, é possível apresentar o mesmo sucesso de vendas das lojas que já temos na cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre”, afirma Paulo Schwarz, gerente de varejo e franquias da marca. Ainda segundo dados do Sebrae, o segmento de surfwear apresenta um crescimento nacional médio de 10% ao ano, e faturou R$ 7 bilhões em 2016, o que representa 15% de todo o faturamento da indústria têxtil.
A expansão do grupo acontece por meio de franquias, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), este segmento teve faturamento de R$ 36,890 bilhões no 1º trimestre de 2017, 9,4% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Para este ano, a projeção é que o setor cresça entre 7% e 9%. “O modelo de negócio traz as três marcas do grupo, atende todas as classes sociais e oferece, além de vestiário e calçados, acessórios para prática de esportes como surf e skate. A partir de 50m² é possível abrir uma unidade”, comenta Schwarz.
O Grupo Boardriders possui 10 lojas em operação e calcula abrir mais 20 unidades até o final de 2019. Para ser um franqueado, o investidor deve desembolsar a partir de R$ 350 mil.