O marketing de relacionamento é uma ação promovida pelas empresas com o objetivo de criar e manter uma relação positiva com seus clientes. Entre as características, o método oferece benefícios para garantir a fidelidade do consumidor, e dessa forma, entre outros quesitos, o transformar em um fã dos produtos e/ou dos serviços oferecidos – o que o leva a ser uma espécie de propaganda gratuita no mercado, por estimular novas pessoas a adquirirem aquilo que a marca oferece.
As redes sociais, o marketing de conteúdo, entre outros são ótimas fontes para estreitar esses laços, já que possuem a capacidade de incentivar o retorno e estabelecer um ciclo com o público, que no fim gera aumento nas vendas e por consequência o lucro.
A Loja das Torcidas, rede de franquias especializadas em artigos esportivos, além de utilizar esses canais, promove campanhas para interagir com seu consumidor. A última criada foi o Palpite Campeão. Esta teve início ano passado, e retornou há poucos dias com a edição 2017 juntamente com o Campeonato Brasileiro.
O Palpite Campeão é uma campanha que recebe palpites dos participantes de todo o Brasil sobre os resultados dos jogos ocorridos durante a cada rodada do Campeonato Brasileiro. Aqueles que tiverem a maior pontuação – ou seja, quem acertar mais os resultados dos jogos – recebem prêmios. Existe o Prêmio da Rodada, no qual o vencedor leva uma bola do Brasileirão; o Prêmio Mensal, cujo maior pontuador leva pra casa uma camisa oficial do seu time; e o Prêmio Final que é dividido por categoria: 1º lugar recebe um Xbox One e um game Fifa 18; o 2º colocado ganha uma TV LED 32 polegadas; e o 3º leva pra casa uma camisa oficial.
A participação é gratuita, mas permitida apenas para pessoas acima de 18 anos. E a forma de “jogar” é fácil, pode ser tanto pelo aplicativo (disponível apenas para android) ou pelo site.
Segundo o diretor executivo da franqueadora, David Salgado, o objetivo da ação é simples, estimular o amor dos brasileiros pelo seu time, e a rivalidade existente com os demais de forma sadia, e claro, promover também a disseminação da marca Loja das Torcidas pelo país. “As pessoas associam o jogo ao nome da empresa. Essa fixação da marca, a médio e longo prazo é muito vantajosa para nós. Por meio dessa experiência geramos a lembrança na mente do cliente de que somos referência em artigos esportivos. Quando houver uma oportunidade, eles se lembrarão de nós”, falou.
Durante 8 meses, tempo de duração do campeonato, os participantes recebem novidades e assuntos em geral sobre seu time, e ainda, as promoções da Loja, como por exemplo, descontos para aniversariantes e datas comemorativas.
Ano passado, a estratégia de marketing ocorreu como uma espécie de experiência. Foram cinco mil inscritos! Neste ano os resultados superaram as expectativas. Menos de um mês em funcionamento e o Palpite Campeão já registrou o número de 20 mil participantes – diariamente são 1.300 cadastros, e se posiciona no top 30 dos games mais baixados do google play. Crescimento quatro vezes maior quando comparado ao ano passado. “O crescimento aconteceu de forma natural. Fizemos o trabalho de divulgação por meio de uma rede social. O boca a boca tem sido nosso principal aliado, os jogadores gostam e repassam aos amigos. E mesmo que o campeonato já tenha começado, continua subindo o número de inscritos. O participante compete pela bola a cada rodada do campeonato e a camisa oficial ao fim do mês”, falou.
Com a medida sendo bem aceita, tanto por homens, quanto por mulheres, David ressalta que a marca pretende promover a campanha por bastante tempo. “O Palpite Campeão será continuo. Todo ano será renovado, e com novidades, para sempre superar a expectativa do público”, falou.