Cerca de 73% dos consumidores preferem entrar em contato com uma empresa por meio de um chat inteligente, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Ao perceber essa tendência no mercado, a franquia europeia Louyt, presente no Brasil há pouco mais de dois anos, passa a oferecer o serviço de chatbots para ser revendido pelos seus franqueados a partir de abril. O novo recurso visa ampliar o engajamento e fidelização de clientes com investimento mínimo, aumentando as vendas via smartphones, em especial para pequenas empresas.
Os assistentes virtuais contam com um banco de respostas ilimitado para as perguntas mais comuns dos clientes, funcionam 24 horas e simulam o “jeito humano” nas conversas, a fim de fortalecer a confiança do usuário. Além disso, eles são integrados a um navegador ou aplicativo de mensagem. “Os maiores apps do mercado são os browsers de navegação e os de mensagem. Por isso, estabelecer um canal de comunicação por esses meios significa atingir um público maior”, afirma Alessandro Ribas, CEO da Louyt.
Além de estimular o user engagement e ser mobile-friendly, os chatbots incentivam as vendas, passando mais rapidamente informações relevantes aos clientes com real intenção de compra, explica Ribas. “Leads mais qualificados são transmitidos ao departamento comercial, tornando o processo todo mais produtivo”, completa. A ferramenta ajuda ainda a reduzir custos com equipe, já que há menor necessidade de profissionais on-line todo o tempo, favorecendo os pequenos negócios.
O serviço de chatbots da Louyt é personalizável à identidade visual da empresa e traz respostas variáveis de acordo com o segmento em que atua, além de ter reconhecimento de vozes masculinas e femininas. “A inteligência artificial é o futuro da comunicação – as maiores empresas do segmento no mundo estão investindo nesse tipo de tecnologia. Queremos acompanhar essa tendência”, conclui o CEO.