Nunca o brasileiro esteve tão disposto a abrir seu próprio negócio. A atual taxa de empreendedorismo, segundo levantamento realizado pelo Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, passou de 20,9% em 2002 para quase 40% em 2015. E um dos setores que cresceu em tempos de crise foi o segmento de educação internacional e carreira, afirma Marcelo Melo, especialista na área e diretor da IE Intercâmbio, rede com agências em todo o Brasil, além dos EUA e Canadá.
Em 2016, a busca por franquias da IE intercâmbio cresceu 27% e os interessados, distribuídos por todas as regiões do País, podem escolher entre três formatos de negócios, com investimentos que variam de R$ 10 mil a R$ 120 mil – valores utilizados para o montar loja, abrir empresa, taxa de franquia e fluxo de caixa dos primeiros meses de operação. Os modelos de negócio variam de acordo com o potencial da região escolhida pelo franqueado, sendo a IE Business a opção mais compacta, voltada para pessoas que atuam em ramo compatível e querem agregar o serviço de intercâmbio nas opções oferecidas aos clientes: como escolas de inglês, professores de inglês e agências de turismo. Nesse caso o investimento é a partir de R$ 10 mil para começar o negócio. Se o candidato pretende abrir um negócio desde o início, há duas opções que variam de acordo com o tamanho da cidade ou potencial da região, são as chamadas IE Franquia ou IE Office. A IE Franquia é uma loja em centro comercial, rua ou shopping que tem de 30 a 40 metros quadrados e requer um investimento a partir de R$ 90 mil, já incluindo a reserva financeira para os primeiros meses de operação. Para salas comerciais, normalmente utilizadas em cidades ou regiões menores, a franquia mais indicada é a IE Office, que costuma ter um investimento a partir de R$ 65 mil reais.
O faturamento de uma franquia da IE vai variar de acordo com o aproveitamento do franqueado na região da agência, conforme detalhado por Marcelo Melo: “Nesse negócio, não uma fórmula exata onde faturamento que esteja relacionada ao tamanho da franquia, tudo depende do quanto o dono do negócio: quanto mais empenho em aprender os produtos e desenvolver relacionamentos locais, maior será o seu faturamento mensal” e continua “o ganho mensal de um franqueado pode R$ 3mil ou R$ 30mil, tudo vai depender do foco que ele terá nos produtos e do perfil dos clientes alcançados” por esse motivo é essencial atender os padrões da franquias, utilizar os treinamentos grat uitos e desenvolver relacionamentos na região onde atuará, Marcelo destaca que “temos franquias no interior dos estados brasileiros que faturam mais do franquias em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde o mérito do desempenho é 90% do franqueado, o que sem dúvidas tem ligação com a paixão por viajar”.
Para auxiliar seus franqueados a terem sucesso no negócio, a IE Intercâmbio, que já enviou mais de 120 mil alunos ao exterior, garante os seguintes diferenciais: treinamento virtual e presencial, tecnologia de ponta para comunicação e atendimento ao cliente; reuniões presenciais a cada seis meses; suporte no recrutamento de equipe; área de qualidade para cuidar da satisfação dos clientes; e produtos de qualidade com valores acessíveis para diferentes perfis, tudo isso orientado por uma equipe de diretores e gerentes com mais de 10 anos de experiência na empresa e ampla vivência internacional.
Pesquisa confirma a procura por intercâmbio
Em recentes levantamentos realizados simultaneamente e online em todo território nacional, com 135 agências de intercâmbio e com 1925 estudantes, a Belta (Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio) identificou que 43,2% dos entrevistados buscam um curso de idioma como objetivo do intercâmbio, 19% direcionam a experiência para uma graduação e 5,2% aliam o aprendizado do idioma a um trabalho temporário. O idioma mais procurado é o inglês (87,7%), vindo na sequência o espanhol (5,4%), o francês (2,9%) e o alemão (2,2%). Entre os destinos mais apreciados aparecem Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Alemanha e Espanha. A duração de um mês de intercâmbio é o período preferido por quase 31% dos entrevistados. Os dados fazem parte da “Pesquisa Selo Belta”, publicada no primeiro semestre de 2016.
Entre os ouvidos, 61% preferiram contratar sua viagem pessoalmente nas agências de intercâmbio, 31,4% apontaram a opção de negócio diretamente com escolas ou organizações no exterior e 7,7% acertaram a viagem via internet, também através de agências de intercâmbio. Entre as razões para escolha do negócio via agência foram citadas a confiança no intercâmbio oferecido, a facilidade de contrato, o atendimento personalizado e a facilidade de pagamento.
Quanto ao tamanho do investimento requerido para fazer a viagem em 2015, 27,7% das pessoas ouvidas declararam ter gasto entre R$ 5 mil e R$ 10 mil e 25,2% investiram até R$ 5 mil. Recursos próprios ou de familiares foi a fonte financiadora mais citada pela maior parte dos entrevistados. Já como objetivos do intercâmbio, os fatores mais relatados foram o investimento em melhor formação profissional, a oportunidade de conhecer países e culturas diferentes e o aprendizado de novos idiomas.