O comércio online fez e continua fazendo muito sucesso no universo empresarial. Entretanto, o método de venda de porta em porta continua mostrando força e a cada dia reúne mais agregados. A modalidade de negócio preserva a essência do “presencial”, da confiança gerada por uma simples conversa, e agrada em cheio os mais precavidos.
O franchising pegou carona no negócio e o destaca entre os segmentos mais promissores para 2017 segundo a ABF – Associação Brasileira do Franchising. As vantagens se destacam inclusive diante do cenário que vivemos: de retração econômica. Nesse momento, bancar despesas com pontos comerciais, reformas, contratações de pessoal, entre outros, pesa no orçamento. E no caso do vendedor de porta em porta, a isenção dessas questões se faz presente, já que o empreendedor pode conduzir os trabalhos administrativos em casa e consequentemente gastar menos com investimento e dar início às atividades mais rápido.
A Acqio Franchising (rede de franquia especializada em pagamentos eletrônicos via POS), atua no mercado realizando um atendimento exclusivo ao cliente, ou seja, leva o produto (maquininha de cartão) até o cliente. Mais do que a venda, a empresa oferece uma consultoria completa sobre pagamentos eletrônicos. A Acqio propõe que a atividade seja realizada dessa forma porque acredita fielmente nos benefícios gerados pelo contato humanizado – principalmente a confiança construída pelo “olho no olho”. Esse é o grande diferencial dela em comparação as grandes empresas do segmento.
O atendimento presencial que o franqueado realiza junto ao seu público (PME – Pequenas e Médias Empresas), facilita ainda na hora de explicar com detalhes a proposta que a franquia disponibiliza para o mercado. No caso, três tipos de maquininhas altamente modernas e preparadas para ser usada tanto dentro, quando fora do estabelecimento comercial: valores acessíveis – a partir de R$750 é possível comprar um modelo; isenção do aluguel – as maquinetas são vendidas e não alugadas, disponibilidade para pessoas físicas e judicias; vendas à vista e parceladas em até 12 vezes no cartão; recebimento automático em até 4 dias úteis; acompanhamento das vendas em tempo real por meio do portal.
Economia atrai
Jéssyca Pimentel de Moraes, 23 anos, faz parte da rede que possui mais de 550 unidades. Ela conduz uma operação em São Luiz (MA) em sociedade com a amiga Monna Rizzelle Alencar de Azevedo, 32 anos. Há três meses conduzindo a operação, ambas optaram pelo empreendimento devido a oportunidade em adquirir o próprio negócio e por ser uma opção no qual elas podem administrar em casa e economizar nas despesas e infraestrutura.
Jéssyca conta um pouco sobre a sua rotina profissional: “Realizamos o agendamento por telefone e depois disso saímos a campo fazendo visitas e atendendo as solicitações dos clientes. No escritório trabalhamos com a nossa lista quente (contatos pessoais), divulgação em redes sociais e falamos com a maior quantidade de pessoas diariamente, assim geramos uma rede de contatos que posteriormente adquirem o produto e nos passam indicações”, explicou.
Vista feita e venda realizada, as sócias levam a máquina escolhida ao cliente e o ensinam a manuseá-la. Além disso, orientam a forma de como ele deve utilizar o portal em que tem acesso a todas as movimentações financeiras realizadas em seu estabelecimento.
O negócio, apesar de pouco tempo em atividade, já vem dando muito certo. Há cliente de todos os tipos, entre os principais, estão profissionais do ramo, ou seja, vendedores de porta em porta. O investimento de R$6.990, rende hoje um faturamento de que varia de R$ 4 mil a R$8 mil.
Propaganda em saco de pão gera renda de R$10 mil
Elias Santana, 32 anos, dirige uma unidade da PremiaPão – rede de franquias especializada em propaganda em saco de pão, em São Paulo (SP). Atraído pela flexibilidade de horário proposto pela empresa, ele também realiza a venda de seu produto diretamente no comércio do cliente – busca diariamente por empreendimentos que queiram expor suas marcas nos saquinhos de pão.
Há quatro meses como franqueado, ele já pegou o ritmo dos trabalhos. “Eu abordo os prospectos por telefone e realizo o atendimento presencial diretamente no negócio dele. Visito em média cinco clientes por dia que buscam fazer um serviço de mídia mais eficaz e direcionado. Já o trabalho burocrático (administrativo) realizo home office”, explicou o empresário.
O foco da marca é no público PME – Pequenas e Médias Empresas, em uma só tiragem, os anúncios atingem cerca de 30 mil lares, impactando aproximadamente 120 mil pessoas. Os sacos (ecologicamente corretos) são distribuídos gratuitamente nas padarias da região – redução de custos que promove uma aceitação muito grande pelas panificadoras. E, obviamente, seguindo o próximo passo, entram na casa dos brasileiros.
Elias conta que atende todo tipo negócio, desde Pet Shops a Lavanderias, Restaurantes e farmácias. E revela que a cada dia o número de interessados aumenta mais. Animado com o negócio que vem dando muito certo para ele, ele revela que fez o investimento de R$8 mil, e hoje o faturamento gira em torno de R$10 mil/mês.