Como parte de seu plano de expansão, a RE/MAX Brasil, integrante da rede de franquias que mais vende imóveis do mundo, está em busca de máster franqueados no interior de São Paulo. As regiões visadas são ABC paulista, Baixada Santista, Barueri/Cotia/Osasco, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Sorocaba. No Brasil desde 2009, a empresa tem 118 unidades em 19 estados, constituindo a rede de maior capilaridade em território nacional.
As máster franquias têm um modelo de negócio diferente das franquias tradicionais, porque são franqueadoras efetivas de determinada região, ou seja, sua atividade principal é vender lojas e administrá-las junto ao comprador. Em geral, apenas redes de grande porte e com operação global oferecem este tipo de negócio, o que é mais comum no mercado imobiliário ou no setor de prestação de serviços.
O máster franqueado, contratualmente, deve se comprometer a desenvolver a rede determinada pelo franqueador e, se desejar, pode operar unidades próprias. Suas responsabilidades principais são treinar a equipe, transmitir o conhecimento de implantação, operação e comercialização da linha de produtos ou serviços da marca, além de oferecer suporte contínuo às franquias. Por conta dessas responsabilidades, o empresário deste tipo de negócio recebe um grande percentual da taxa inicial de franquia e royalties em curso, em média 70%.
O investimento mínimo total para se tornar um máster franqueado da RE/MAX Brasil é de R$ 400 mil. “Por se tratar de uma companhia com presença internacional, líder mundial em vendas de imóveis, este investimento é considerado muito baixo pelo potencial de geração de riqueza da rede de franqueados”, explica Ernani Assis, vice-presidente executivo da empresa.
Os candidatos a máster franqueados devem ter perfil empreendedor, liderança, espírito de equipe e foco em inovação. Não é necessário ter experiência anterior no mercado imobiliário. “A RE/MAX Brasil disponibiliza à sua rede um know how global de 44 anos em gestão, que inclui capacitação profissional presencial ou online, tecnologias de ponta e, claro, a solidez da marca”, explica o executivo.
Apesar da grave crise do mercado imobiliário, a RE/MAX Brasil fechou 2016 com resultados positivos. “O crescimento foi notável. Tivemos um aumento de 26%, em média, quando comparado ao faturamento das unidades em 2015. Portanto, são inúmeras as vantagens para investir”, diz Assis. Em 2016, o faturamento das lojas do interior e no litoral de São Paulo aumentou 103%, enquanto a média de comissão dos corretores RE/MAX no País subiu 42,37%.