Cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo estão na mira da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, uma das maiores redes de franquias de clínicas odontológicas da América Latina há 18 anos no mercado. Com a meta de crescer 30% em 2017, chegando à marca de 78 unidades franqueadas, a rede busca franqueados nessas quatro praças estratégicas.
Atualmente com 60 franquias, sendo 54 clínicas em 14 estados do Brasil e 6 no Paraguai, a rede deve abrir 18 novas unidades no ano, sendo 14 instaladas em território brasileiro e as outras 4 em países do Mercosul, com prioridade para o Paraguai, onde a rede já conta com operações, e Chile, país em que há negociações avançadas para fincar a bandeira da rede Ortoplan.
A ORTOPLAN já contabiliza 12 franquias no Sudeste do país e acredita que outras 6 possam ser instaladas na região neste ano, tomando como base as 14 novas clínicas pretendidas para o Brasil. “Queremos solidificar ainda mais nossa marca na região e levar o conceito de odontologia da Ortoplan a investidores, profissionais da odontologia e pacientes desses estados. Praticamos um modelo diferente do que é comumente visto nas clínicas e consultórios do país”, explica o Dr. Faisal Ismail, sócio-fundador e presidente da rede.
O interior do estado de São Paulo, a capital fluminense, Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) são algumas das cidades de interesse. A estratégia para chegar a novos investidores está no processo de gestão das franquias. “A pessoa que quer investir em uma franquia está em busca, claro, de bons ganhos e entende que o franchising é o melhor caminho justamente pela transmissão de know how, principalmente quando se fala em gestão”, explica Anderson Galvez, diretor de operações da marca.
O executivo já vem trabalhando com as equipes que compõem cada uma das 60 franquias da rede em todos os níveis e sobre todos os temas de relevância para conquistar operações realmente saudáveis, como captação de novos pacientes, atendimento de qualidade da recepção ao consultório, organização, análise de concorrência, gestão, processos, treinamentos, etc.
Outra ação que vem trazendo bons resultados para as unidades da rede é a realização de planejamentos a cada 3 meses, colocando para cada um: avaliação de desempenho e metas. Para isso, Galvez divide a rede em três equipes: iniciantes, intermediários e avançados – a divisão é feita com base no faturamento de cada unidade para estimular que cresçam. A iniciativa vem rendendo bons resultados e deve fazer de 2017 um ano ainda mais forte para as clínicas.
“Em anos de economia instável ou em fase de recuperação, que é o que esperamos deste ano, é de extrema importância que as estratégias sejam revisadas e corrigidas para minimizar os impactos sobre o negócio. Fizemos essa lição de casa no ano passado e neste ano vamos aprimorá-la a fim de obter resultados ainda mais palpáveis”, avalia o Dr. Faisal Ismail.
O investimento para a abertura das unidades previstas para 2017 deve chegar a R$ 6,5 milhões e gerar pelo menos 140 empregos diretos. A rede atua em duas modalidades de franquia: Plus, que prevê uma clínica com três consultórios ou mais e tem investimento aproximado de R$ 250 mil; e a Smart – considerada microfranquia – que pode ter somente um consultório e tem investimento de cerca de R$ 75 mil. “O objetivo é dominar mercados em que já temos pelo menos uma clínica em operação para posteriormente seguir com aberturas em localidades mais distantes. As oportunidades existem e os especialistas seguem apontando o segmento de saúde bucal como tendência de negócio. Uma breve avaliação dos dados dá uma ideia disso: 55,6% dos brasileiros não se consultam anualmente, mesmo que saibam que a recomendação dos dentistas é de que as consultas sejam semestrais, segundo o Conselho Federal de Odontologia”, finaliza Ismail.
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