Terminou no dia 21 de fevereiro a Feira do Empreendedor, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, evento realizado pelo Sebrae que atraiu mais de 140 mil pessoas.
Números recorde e que chamam atenção em pleno período de dificuldades econômicas que o pais atravessa. Durante quatro dias, passaram pela feira empreendedores e interessados em abrir um negócio. A programação incluiu palestras, expositores e espaços voltados para consultoria e diagnóstico empresarial, dentre outros.
A economia reage
De acordo com dados do próprio Sebrae-SP, mais da metade (50,8%) dos visitantes da feira tem intenção de abrir uma empresa nos próximos 24 meses, enquanto 20,7% já possuem um negócio.
Ou seja, a feira marca um desejo forte de reagir à recessão, de superar a crise.
E qual será o papel das franquias nesse novo cenário que se delineia?
O Mapa das Franquias conversou com Richard Freitas, sócio-diretor da protect, microfranquia home based com foco em soluções de seguros para micro e pequenos empresários. Naquele momento, anterior à participação na feira, Freitas falou de expectativas e da estratégia da protec para a feira. Confira a seguir.
Mapa das Franquias: Como surgiu a ideia de uma microfranquia de corretora de seguros e qual o nicho que ela atende?
Richard Freitas: A ideia e os conceitos de protect surgiram a partir de um projeto desenvolvido a quatro mãos pela IFC (International Finance Corporation, braço do Banco Mundial) e pela tradicional seguradora American Life, que é, e sempre será, parceira fundamental da nossa Rede de Franquias. Na época, percebeu-se a gigantesca oportunidade de bem atender o micro e pequeno empresário, um público carente de produtos adequados às suas reais necessidades. Quanto mais investigávamos o perfil destes empresários e o quanto eles sofriam com soluções inadequadas, sejam soluções em seguros, financiamento ou tecnologia, mais evoluíamos o conceito protect e mais valor percebíamos que poderíamos agregar a este público-alvo e, consequentemente, ao nosso franqueado.
Mapa das Franquias: Existe alguma dificuldade em vender o conceito da ferramenta de ensino a distância? Qual? Que benefícios ela proporciona aos interessados?
Richard Freitas: O ponto fundamental do nosso negócio é nosso franqueado entender a visão de mundo da protect. Ou seja, o franqueado entender e praticar no dia a dia que o seu cliente é uma pessoa, um ser humano, com inúmeras preocupações e necessidades. Então, primeiro fazemos com o nosso franqueado uma imersão completa em nosso modo de fazer negócios, entendimento de produtos e seus diferenciais, gestão do seu novo negócio, etc. Sem falsa modéstia, temos uma equipe de retaguarda de primeira linha, difícil de achar no mercado, com profissionais que desenvolveram muitos dos produtos de seguros que comercializamos. Então, o conhecimento técnico oferecido é um baita diferencial quando o franqueado precisa de apoio no momento de uma prospecção de um negócio mais complexo e muito técnico, ou mesmo na resolução de conflitos com nossos parceiros quando de um sinistro. Enfim, estamos sempre ao lado do franqueado, a um clique ou telefonema de distância. Neste contexto, ter o EAD (Ensino a distância) como uma ferramenta que complemente o entendimento e treinamento do franqueado funciona perfeitamente bem e é uma alternativa bem vista e bem aceita por quem procura um novo negócio.
Cada vez mais, a tecnologia é aceita como ferramenta que traz agilidade e facilidade ao usuário. Se você alia este conceito “genérico” da tecnologia à possibilidade do franqueado fazer um treinamento complementar da sua casa, no momento em que ele quiser, você traz uma comodidade fantástica. Sem contar a possibilidade do franqueado fazer uma breve pausa no treinamento sem perder o conteúdo, fazer avaliações de conhecimento ao longo do treinamento, voltar a um conceito que ficou em dúvida, etc. Enfim, o franqueado passa a ter uma ferramenta essencial ao seu desenvolvimento na hora em que ele quiser.
Por que a Feira do Empreendedor?
Mapa das Franquias: Qual a estratégia de crescimento da protect e que papel a Feira do empreendedor desempenha nesse contexto?
Richard Freitas: Onde houver micro e pequenos empresários, lá queremos estar. Não importa se nosso potencial franqueado vive em uma grande metrópole ou em uma pequena cidade do interior. A única condição é analisarmos o mercado e termos a certeza de que há potencial econômico a ser trabalhado. Quer um exemplo? Monte Sião, em MG, tem pouco mais de vinte mil habitantes, porém é conhecida como a “capital nacional do tricô” e possui em seu entorno alguns milhares de micro e pequenos empresários. Já fizemos uma prévia análise desta pequena cidade e sabemos, com base em dados oficiais, que há potencial a ser trabalhado.
A Feira do Empreendedor certamente permitirá que apresentemos nossos conceitos e ideias a milhares de pessoas que tenham as habilidades e os interesses necessários para serem nossos franqueados, além de também podermos oferecer algumas das nossas soluções aos empresários que por lá passarem, sedentos por um bom atendimento. Ou seja, este evento passa a ser um elemento essencial de aproximação com nossos potenciais clientes e franqueados.
Mapa das Franquias: Como pretendem apresentar a protect no evento e qual a expectativa de crescimento a partir dessa participação? É possível arriscar uma previsão?
Richard Freitas: A protect é muito mais do que uma Rede de Franquias de Corretora de Seguros e é isso o que apresentaremos na Feira do Empreendedor. Dando especial atenção ao conceito que nosso franqueado precisa ter no sangue: a oferta do bom atendimento a micro e pequenos empresários, que costumam sofrer com a falta de equipes especializadas em seus negócios e produtos inadequados à sua realidade. Como iniciamos a nossa busca por franqueados apenas no fim do ano passado, início de 2017, no momento temos a nossa operação piloto em Alphaville e cerca de 10 potenciais franqueados em fase final prospecção e assinatura de contrato. Dado o pouco tempo deste nosso trabalho de expansão, estamos contentes com o ritmo e o interesse que temos visto e esperamos que a Feira do Empreendedor traga, minimamente, outros 20 potenciais franqueados a este nosso processo de prospecção e assinatura de contrato.
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