Para os interessados em empreender e abrir o próprio negócio e desejam optar por um investimento dinâmico e seguro, o mercado de franquias pode ser uma boa opção. A rede de ensino de idiomas CNA mapeou 442 municípios no Brasil com potencial para abertura desse modelo de negócios.
Entre os fatores que contribuem e justificam essa oportunidade está o fato do Brasil ocupar a 40a posição no ranking que avalia o nível de proficiência em inglês. No levantamento realizado com 72 países, divulgado pela empresa de educação internacional Education First (EF), Argentina, República Dominicana, Uruguai e Costa Rica estão à frente dos brasileiros. “A demanda por esse tipo de curso continuará a crescer para atender as pessoas que querem e precisam dominar um novo idioma”, explica José Carlos de Souza, diretor de Operações e Expansão do CNA.
O plano de expansão da rede identificou potencial de abertura de unidades CNA em vários municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazônia, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O CNA espera inaugurar, ao menos, 50 escolas no país no próximo ano e, com isso, gerar mais de 1.000 novos postos de trabalho, além de empregos indiretos oriundos de fornecedores e prestadores de serviços.
R$ 55 mil em benefícios
Para ajudar o novo empresário a alavancar a sua franquia, a rede de ensino de idiomas CNA lançou uma campanha comercial que oferece até R$ 55 mil em benefícios para novos franqueados. O montante pode representar até 40% do valor total de investimento atual, que parte de R$ 123 mil reais para cidades com até 75 mil habitantes.
José Carlos de Souza, diretor de Operação e Expansão do CNA, explica que a mecânica da ação contempla o período da primeira captação de alunos, e o pacote de benefícios consiste em projeto arquitetônico, kit inicial e materiais didáticos para novos estudantes da nova escola. “Entendemos que no momento da abertura das escolas o apoio do franqueador é crucial. Decidimos oferecer esse incentivo financeiro adicional para que os empresários consigam se recapitalizar mais rapidamente e possam tocar o seu negócio de forma ainda mais estruturada”, comenta o executivo.
Segundo ele, o sucesso na primeira captação vai determinar a saúde financeira do negócio nos próximos seis meses. “Por isso, também oferecemos uma série de treinamentos e suporte para que o novo franqueado ajuste suas expectativas e estratégia para tirar o máximo proveito do potencial de sua região. Muitas vezes uma escola menor pode ser tão ou até mais lucrativa do que uma grande. Planejamento, nesse caso, é fator determinante”, analisa.
Interiorização
O investimento do CNA em cidades do interior faz parte do plano de crescimento da rede. O CNA oferece diferentes modelos de franquias, incluindo o novo formato para cidades com até 75 mil habitantes, com investimento a partir de R$ 123 mil.
Neste modelo mais enxuto, os valores de investimento foram adaptados de acordo com o potencial de crescimento da região e de financiamento dos empresários locais. O valor mínimo inicial para compra de uma franquia contempla: taxa de franquia (R$ 13.200 mil), montagem da escola (R$ 80.000 mil) e capital de giro (R$ 30 mil). “Este formato de negócio é ideal para cidades do interior do Rio de Janeiro, que possuem este perfil de população e têm potencial para atrair moradores, inclusive, de municípios vizinhos”, afirma José Carlos.
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