Primeira e única rede de franchising a produzir e vender asfalto no mundo, a ÚNICO traz novidades para o mercado de franquias. A primeira grande inovação é a decisão de não mais cobrar a taxa de franquia de seus futuros franqueados visando expandir ainda mais seus negócios. “Esse é o momento de transição e, especialmente, de maturidade para nossa rede”, afirma Jorge Coelho, fundador e diretor-presidente da ÚNICO Asfaltos. “Queremos gerar negócios nas mais diversas cidades brasileiras e, para tornar esse sonho possível, estamos facilitando a entrada de franqueados que têm o perfil que buscamos, mas nem sempre o capital necessário em mãos.”
Outra medida que vai ajudar os franqueados a fechar mais negócios é o fim da exclusividade geográfica da rede. Agora a rede não tem esse limitador na política territorial. “Como nossas usinas são móveis e o franqueado pode ir onde a obra está, não há necessidade de se prender a uma localidade, a um CEP. Entre os nossos cases de sucesso está o franqueado do Acre que usina no Rio de Janeiro e na Bolívia, por exemplo”, explica Coelho.
Em relação ao maquinário à disposição dos franqueados, a novidade é a Cayman S. Uma usina capaz de produzir até 40 toneladas de asfalto por hora, e que tem mais acessórios e equipamentos que as semelhantes disponíveis no mercado. “Essa máquina é muito poderosa e custa um quarto do valor de mercado. Além disso, ela é 100% brasileira e completamente móvel – pesa apenas 5 toneladas”, detalha o fundador da ÚNICO. “Nossas usinas são uma evolução no mercado de asfalto. Nós desenvolvemos um equipamento indoor, com foco no varejo, elas são 20 vezes menores do que as usinas de asfalto tradicionais.”
O tamanho das usinas não influencia na produtividade nem na qualidade do produto. Atualmente, as 82 operações fabris da ÚNICO fabricam 150 toneladas de asfalto por mês. E a massa asfáltica produzida tem qualidade rodoviária. “O nosso asfalto é instantâneo. Assim que aplicado já está liberado para o tráfego. Por isso, ele serve tanto para prefeituras e empresas de água e esgoto quanto para empreiteiras, condomínios de casas, shoppings, estacionamentos e até postos de gasolina”, conta.
Outra novidade para o equipamento é que o franqueado tem custo zero de manutenção, que é feito pela franqueadora. O objetivo da ÚNICO é se adaptar ao tamanho do mercado, ao orçamento de seus investidores e atender às inúmeras demandas Brasil afora.
Os empreendedores encontram a oportunidade de faturar, em média, R$ 100 mil por mês e de recuperar o investimento em um período médio de 12 meses. A ÚNICO oferece as opções de compra ou de locação das usinas. “O franqueado só precisa ter dois funcionários e já está pronto para produzir e vender asfalto em uma operação é totalmente verticalizada, um modelo de produção inédito no Brasil e no mundo. O próprio franqueado produz e vende o seu produto”, aponta Coelho.
Na locação, o equipamento pode ser financiado em 12 vezes de R$ 22.750. Já na compra, o interessado pode dar uma entrada de 30% sobre o total de R$ 325 mil e parcelar o restante em 18 vezes. Ambos modelos necessitam de capital de giro de RS 100 mil cada e que o franqueado não tenha pendências em seu nome. Com essas opções, a empresa, que desenvolveu soluções para problemas cotidianos em obras de todos os portes, terá ainda maior capilaridade em cidades do interior do país com as novas mudanças.
Qualificação
A ÚNICO Asfaltos possui operações no Brasil, Estados Unidos, Colômbia e República Dominicana. Com grande oportunidade de crescimento, já que 83% da malha viária no país não está pavimentada, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o objetivo é expandir para 1.200 franqueados na rede nos próximos 3 anos.
O foco é reforçar a qualificação dos franqueados, por isso a ÚNICO oferece coaching de expansão, com treinamento e imersão física. “Nós identificamos os investidores com perfil para a nossa franquia e, assim que ele entra na rede, fazemos o treinamento e a qualificação com a mão na massa em uma usina. Ele aprende não só a vender asfalto, mas também a fazer a mistura”, explica Jorge Coelho.
O franqueado tem, em mãos, um produto de qualidade, que pode ser estocado por até 24 meses, pode ser aplicado a frio e até mesmo sob chuva, inclusive em poças que ainda contenham água. “Nosso produto ainda tem outro grande diferencial: ele não estraga e sua durabilidade após a aplicação é garantida. Os buracos que fechamos não abrem mais”, diz Coelho.
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