Família de origem libanesa tem vocação e aptidão para o comércio. É assim com boa parte dos imigrantes que vieram para o Brasil. A maioria se estabeleceu exercendo a atividade comercial. Não foi diferente para os pais de Faisal Ismail, hoje sócio e presidente da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, franquia bem sucedida há 18 anos no mercado.
De acordo com Ismail, suas lembranças da infância têm relação com a loja do pai e o balcão onde toda família trabalhava no atendimento aos clientes. Desde pequeno, ele acompanhava o pai no dia a dia do comércio e, por conta disso, aprendeu a dar valor ao dinheiro. Porém, ele sabia, também desde a mais tenra idade, que não faria sua vida adulta no balcão. Ele desejava trabalhar na área da saúde, mais precisamente na Odontologia.
Passados os anos, Ismail finalmente ingressou na faculdade de odontologia. Para conseguir concluir sua formação, colocou em prática todo o seu conhecimento de vendas. Foi vendedor de livros e, em determinado momento da graduação, também fazia trabalhos “por encomenda” para turmas de outros cursos. Finalmente, em 1999, já graduado, uniu-se a um amigo da faculdade – seu sócio até hoje, Alessandro Schwertner – para abrir o primeiro consultório. Ambos seguiram estudando para formatar um modelo de negócios diferente do que já havia no mercado tradicionalmente. Isso, porque nessa época eles perceberam que vinham acontecendo alguns movimentos diferentes no setor como, por exemplo, a ascensão do número de planos odontológicos, as mudanças da legislação vigente para fortalecer este caminho no Brasil, o grande número de dentistas no país, etc.
No ano seguinte, Ismail fez uma viagem ao exterior e conheceu o modelo de trabalho americano e o canadense, locais onde se pratica o multiatendimento com especialidades e, consequentemente, há otimização de espaço e tempo sem perder a qualidade. “Isso foi muito difícil no começo para nós devido à cultura organizacional do dentista brasileiro. Infelizmente, 99% dos cursos de graduação não contam com disciplinas de gestão e o marketing parece ser um monstro de sete cabeças. Porém, se utilizado com ética e bom senso, traz enormes benefícios”, avalia.
Com o modelo de atendimento e de negócio na cabeça, chegou a hora de buscar a melhor empresa do setor de formatação de franquias e os melhores profissionais para auxiliar na organização e montagem de todos os processos que uma franqueadora deve ter a fim de replicar o know how aos futuros franqueados. Assim, em 1998, em Foz do Iguaçu, cidade localizada no interior do estado do Paraná, nasceu a ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas, que se destaca atualmente como uma das principais redes de franquias de clínicas odontológicas da América Latina.
Atualmente, a rede contabiliza 58 unidades em operação, sendo 52 em oito estados brasileiros e 6 unidades no Paraguai. Além disso, a marca chega no mês de novembro de 2016 ao Chile. A meta é ampliar esse número e levar a marca, proveniente do Sul do país, a estados do Nordeste e Centro-Oeste, além de continuar crescendo no Sudeste, especialmente nas cidades do interior do estado de São Paulo, bem como em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A previsão de crescimento no faturamento da rede neste ano é de 16% e mais de R$ 26 milhões em receita.
Além de crescer com o modelo de franquias de clínicas em tamanho padrão, que conta com três consultórios ou mais, chamado Plus, a rede também apresenta um modelo compacto aos interessados. Ideal para atender cidades menores ou mesmo aqueles que desejam investir no negócio, mas ainda não dispõem do valor ou ponto comercial ideal para uma unidade padrão. Chamado Smart, o modelo pode ser convertido a Plus depois que a operação se solidifica.
“Quando olho para traz, fico muito orgulhoso de todos os passos que dei para chegar até aqui e me encorajo ainda mais para chegar aos meus objetivos”, finaliza o executivo que planeja uma série de novidades nos negócios para o próximo ano.
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