Em um mundo onde praticamente todas as pessoas possuem, no mínimo, um celular, e os consumidores estão 100% conectados, não é uma tarefa fácil acompanhar a constante mudança de perfil dos novos consumidores que se formam a todo tempo. Assim como também não fácil “informatizar” os processos das empresas para que essas tornem seus produtos e serviços mais acessíveis, ágeis e rentáveis.
Segundo estudo anual divulgado pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Brasil já contabiliza 244 milhões de dispositivos móveis conectados à internet (notebook, tablet e smartphone), o que significa 1,2 dispositivo portátil wireless por habitante. São mais smartphones do que computadores ou seis smartphones para cada tablet.
Após a ascensão dos celulares, das redes de internet e da “popularização” dos aplicativos, o mundo passou estar à disposição em nossas mãos. É uma nova era de costumes e hábitos, na qual a tecnologia mobile veio para otimizar o nosso tempo e aproximar pessoas e objetos de se desejo (consumo). É uma revolução, tão importante quanto à ascensão da própria internet. E oferecer soluções tecnológicas para acompanhar as necessidade de quem faz parte desse universo não é tarefa simples.
Pelo menos é nisso que acredita Marcelo Salomão, fã número 1 de tecnologia e atuante no segmento há quase 20 anos. O também diretor executivo da Gigatron Franchising, rede de franquias referência na área de serviços em tecnologia, vê sempre essa tecnologia – principalmente a mobile – como uma grande facilitadora do dia a dia de pessoas físicas e jurídicas, proporcionando comunicação prática, interação e navegabilidade.
A favor do varejo
Pensando nas utilidades das tecnologias móveis no universo empresarial, de vendas e varejo, encontramos a Gigatron Franchising, que oferece duas modalidades de negócios. Uma delas é o Certificado Digital, que atua com a venda de certificados para pessoas físicas e jurídicas. E a outra é a Giga Software, segmento que oferece a implantação de softwares em empresas de varejo e prestadores de serviços, com o objetivo de melhorar os processos e auxiliar na administração da empresa.
“Essa modalidade oferece a implantação de softwares em empresas de varejo e prestadores de serviços com o objetivo de melhorar os processos e auxiliar na administração do empresário”, explica Salomão.
E é justamente no segmento Giga Software que as tecnologias desenvolvidas pela rede se aperfeiçoaram para adaptação aos dispositivos móveis. “Atualmente, todos os produtos da Gigatron, nesse segmento, possuem, de alguma forma, ajuste para operar via dispositivos móveis”, conta Salomão. “Sobre qualquer novo produto que vamos trabalhar, já consideramos seu desenvolvimento, antecipadamente, na versão mobile”, afirma Salomão.
Nesse contexto, o destaque fica por conta do GigaChef, um software de gestão de estabelecimentos voltados ao serviço de alimentação, com o objetivo de gerenciar e agilizar os processos em bares, boates e restaurantes. Suas versões se estendem para computadores, tablets e celulares, com um único objetivo: tornar os serviços desses estabelecimentos mais ágeis e eficientes.
“O garçom entrega um tablete ao cliente que, por sua vez, faz o pedido através de um catálogo digital (menu). Em seguida, o garçom, em posse de um celular, pode operá-lo e tirar os pedidos. De forma automática, o pedido cai na cozinha e seu preparo entra em uma fila de produção”, explica ele.
E como isso, acontece? Todos os processos estão interligados em um servidor, que compila as informações e abastece todo o software de gestão do restaurante – interligado a computadores, tablets e celulares, por meio do sistema operacional Android.
Seguindo e lançando tendências de mercado
Marcelo Salomão acredita que a “onda dos mobiles” é um “caminho sem volta”. “O mercado mobile é uma realidade de crescimento e evolução constante e incontrolável. Hoje em dia é possível até mesmo atingirmos crianças que ainda não foram alfabetizadas!”, aponta.
A 3ª Pesquisa Nacional de Varejo Online, apresentada durante o Fórum 2016 E-Commerce Brasil, em parecia com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em junho desse ano, revelou que apenas 7% das marcas superam as expectativas dos clientes. “Ou seja, esse consumidor é cada vez mais exigente, e precisa ser surpreendido a todo o momento”, acredita Marcelo.
Outra curiosidade apresentada nessa pesquisa é que 80% dos destinos das vendas realizadas via e-commerce tem como destino o estado de São Paulo, seguido de Rio de Janeiro e Minas Gerais. E os principais segmentos de atuação nesse tipo de comércio são moda, casa e decoração e informática. E, entre as plataformas de e-commerce mais utilizadas, está o aplicativo mobile.
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